GP Mediação/Ufam celebra 10 anos com programação acadêmica e cultural

Compartilhe:

Começa nesta quarta-feira (19/5), a celebração dos dez anos de fundação do Grupo de Pesquisa Mediação, coletivo de pesquisadoras e pesquisadores vinculados à Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam).

A pandemia do novo coronavírus impediu a comemoração fosse realizada no ano passado.

No Dez Anos Mais!, nome do evento, será comunicado o novo subtítulo do GP, que passará a se chamar: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Complexidade e

Culturas, e não mais Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação.

Com a troca, o GP se abre a estudos da comunicação em articulação com outras áreas e saberes praticados a partir da Amazônia e da Pan-Amazônia.

Assim, volta-se para o entrelaçamento das relações humanas e busca compreender a diversidade do jeito de viver individual e coletivamente.

Enfoca temas como episteme, comunicação, crise planetária, estudos de gênero, representações, jogos de linguagem, gastronomia, narrativas sobre a Amazônia e a Pan-Amazônia, e o lugar da coautoria entre os sujeitos do conhecimento.


Inscreva-se AQUI, é grátis!


Agora, o Mediação está estruturado em três linhas de pesquisa:

Linha 1: Culturas e Produção de Linguagens

Abriga estudos das culturas como produção de linguagens e comunicação. Enfoca a produção semiótica dos sistemas, dos textos e dos códigos culturais no ambiente das culturas tradicionais e planetária. Estuda a semiodiversidade das culturas, suas linguagens, seus processos de modelização, a transformação das culturas em informação e a dinâmica dos espaços semióticos das culturas na semiosfera.

Pesquisadora responsável pela linha: Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira.

Linha 2: Ambientes Narrativos Comunicacionais

Compreende o estudo de ambientes narrativos comunicacionais em processos semióticos e sistêmicos, com ênfase nas articulações entre o ficcional e o não-ficcional, nas organizações corporais sensório-cognitivas e nas práticas de convergência das linguagens.

Pesquisadora responsável pela linha: Profa. Dra. Ítala Clay de Oliveira Freitas.

Linha 3: Expressões Amazônicas, Imaginário e Comunicação

Acolhe pesquisas em Ciências da Comunicação e da Informação articuladas com outras áreas do conhecimento e dos saberes elaborados e praticados pela humanidade a partir

da Amazônia e da Pan-Amazônia.

Atua na compreensão do entrelaçamento das relações humanas, buscando compreender a diversidade e/ou o distanciamento no jeito de viver individual e coletivamente.

Tem como foco temas como episteme na Amazônia, comunicação, crise planetária como questão de percepção, estudos de gênero, representações, jogos de linguagem, gastronomia, problematização das narrativas sobre a Amazônia e a Pan-Amazônia, e o lugar da coautoria entre sujeitos do conhecimento.

Pesquisadores responsáveis pela linha: Profa. Dra. Ivania Maria Carneiro Vieira e Prof. Dr. Wilson de Souza Nogueira.

História

Criado em 2010, no então Departamento de Comunicação Social do Instituto de Ciências Humanas e Letras, o grupo Mediação completou dez anos de atividades em 2020.


Acesso à entrevista da Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira sobre o tema à TV Ufam.

https://www.facebook.com/1512162985753856/posts/2591732311130246/?flite=scwspnss


Nesse período, acolheu e deu apoio a pesquisas na área de Comunicação, com ênfase nos estudos dos processos comunicativos, como problema semiótico, contribuindo com a produção de conhecimento e com a formação de pesquisadoras e pesquisadores em todos os níveis da educação superior, da iniciação científica ao pós-doutoramento.

A maior parte delas e deles oriundos da Graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Ufam, do qual o grupo também recebeu discentes e docentes com formação em Design, Publicidade, Letras, Artes, Sociologia, entre outras áreas.

As realizações e resultados alcançados nos dez anos de atividades também levaram o grupo a projetar novas trilhas no caminho do conhecimento.

Com isso, a linha de pesquisa Linguagens da Comunicação, que abrigou e deu direção para o conjunto de experiências adquiridas nesse período, dá lugar a três linhas atuais.

Programação

O Dez Anos Mais! apresentará conferências, resultados de pesquisas, comunicações de pesquisa, exposição da nova logo do GP, lançamento do livro Linguagens e Comunicação na Amazônia, organizado pela Ítala Profa. Dra. Ítala Clay de Oliveira Freitas, pela Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira e pelo Prof. Dr. Wilson de Souza Nogueira, mais atividades culturais.

Confira:

19/5 Quarta-feira

9h Abertura: Mediação: Dez Anos Mais

Conferência 1: Profa. Dra. Mirna Feitoza

Conferência 2: Profa. Me. Sarah Batista

9h30 Mesa-redona: novas linhas do grupo de pesquisa Mediação

Linha 1: Cultura e Produção de Linguagens e Comunicação, Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira e Prof. Me. Felipe Vlaxio

Linha 2: Ambientes narrativos comunicacionais, Profa. Dra. Ítala Clay de Oliveira Freitas e Profa. Dra. Camila Leite

Linha 3: Expressões amazônicas, imaginário e comunicação, Profa. Dra. Ivânia Vieira e Prof. Dra. Wilson de Souza Nogueira

10h45 Bate-papo

14h30

Linha1 Culturas e produção e produção de linguagens e comunicação

  1. Linguagem e comunicação nas fake news: uma abordagem semiótica da checagem de notícias falsas pela agência Lupa na cobertura da pandemia da Covid-19, por José Airton Veiga dos Santos Neto.
  2. Convergência de culturas na cobertura da Covid-19: uma análise semiótica do canal Nerdologia do Youtube, por Letícia Gomes Cardoso.
  3. Cultura e comunicação no K-Pop: um estudo sobre a produção de linguagens das culturas através do pop coreano com a comunidade brasileira de fãs na Internet, por Elinaete Saboia de Oliveira.

14h45 Bate-papo com os autores

15h40

  1. Ópera fashion: a representação simbólica dos figurinos dos espetáculos da cidade de Manaus, por Elionilde Rodrigues de França.
  2. Mise-en-scène da ópera manauara: a representação simbólica na cinegrafia dos espetáculos líricos da cidade de Manaus, por Natália Nunes Santiago.

15:50 Bate-papo com os autores.

20/5 Quinta-feira: Sessão Comunicação: Linha 2: Ambiente narrativos comunicacionais

8h30

  1. Narrativas midiáticas sobre o envelhecimento e a juventude: análise da série Ad Vitam, por Vitória Elisa dos Santos Bessa Freire.
  2. Ficção científica e o valor do corpo humano: análise da série Altered Carbon, por Elanny Vlaxio Lopes.
  3. Comunicação, Cultura expressa e linguagem sonora: análise do audiolivro Utopia, por Ana Caroline de Souza Loureiro.

8h45 Bate-papo com os autores

9h20

  1. Com A Palavra o Mestre. O uso de histórias de vida para o fomento da construção de uma memória social da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam, por Juliana Lima de Oliveira e Gabriel Bravo de Lima.
  2. A potência narrativa dos games, por Ane Caroline de Souza Santios.

9h30 Bate-papo com os autores

9h50 intervalo

10h Sessão de comunicação – Linha 3: Expressões amazônicas, Imaginário e Comunicação.

  1. O filtro do mercado musical: do controle da playlist ao ouvidor do consumidor, por Kevin Carlos Moraes
  2. Ciência na rede: popularização da ciência no canal Nerdologia, por Renata de Lima Souza

21/5 Sexta-feira

9h Revelação da capa do livro Linguagens e Comunicação na Amazônia.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.