Dia mundial da bicicleta: data para celebrar a parceria que colabora com a saúde

Compartilhe:

Este 3 de junho é o Dia Mundial da Bicicleta. Em uso há dois séculos, a bicicleta é considerada um transporte acessível, limpo e adequado ao meio ambiente. Além de ser simples e trazer vários benefícios para a saúde.

Considerada uma atividade física moderada, a bicicleta como outras práticas de exercício, ajuda a evitar danos à saúde.

 

Saúde física e mental

Ao declarar o Dia Mundial, a Assembleia Geral da ONU pediu aos países que incentivem o uso e as vantagens do pedalar e da bicicleta como uma forma de promover desenvolvimento sustentável e de reforçar a educação física para crianças e jovens.

Especialistas afirmam que a bicicleta também ajuda com a inclusão social e uma cultura de paz, respeito e entendimento. Na resolução que aprovou o Dia Mundial da Bicicleta, o órgão da ONU destacou iniciativas para organizar passeios em níveis nacional e local, e promover a saúde física, mental e o bem-estar.

Ciclista em rua de Manaus.

Covid-19

Com a prática de pedalar, as pessoas podem alcançar o exercício necessário para se manterem saudáveis.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, lembra que caminhar e pedalar são uma forma também de atingir mais igualdade de saúde, uma vez que em áreas urbanas mais pobres, que não podem pagar por veículos como carros, a bicicleta e a caminhada acabam proporcionando atividade física e a locomoção ao mesmo tempo em que reduzem riscos de doenças crônicas como diabetes, câncer e doenças coronárias.

Em muitas partes do mundo, encontros para passeios de bicicleta ou caminhadas permanecem sendo uma peça importante da mobilidade nas cidades e ajudam a melhorar a qualidade do ar.

Após a pandemia, muitas cidades tiveram que refletir sobre suas ofertas de transporte e a bicicleta apareceu no topo da lista.


Fonte: ONU News

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.