Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é celebrado no PA

Compartilhe:

Nesta quinta-feira (10/6),,é celebrado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.om forte interação com instituições que promovem as culturas luso-brasileiras, a Universidade Federal do Pará participará de programação comemorativa promovida pelo Vice-Consulado de Portugal em Belém e pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Pará.

A live “Da educação à economia entre Brasil e Portugal”, ocorrerá no dia 10 de junho, às 17h, pela página no Facebook do Vice-Consulado de Portugal em Belém.

O evento visa reforçar os laços entre as comunidades brasileira e portuguesa, destacando Belém como uma cidade estratégica de ligação da Amazônia com Portugal e o continente Europeu. Participam da discussão o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o coordenador do curso de Relações Internacionais da Unama, Mário Tito Barros Almeida; o delegado da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Francisco Sayão; e o presidente da Associação Comercial do Pará, Clóvis Carneiro. A mediação será do presidente da Câmara Luso-Brasileira de Comércio, Indústria e Serviços do Pará, Reginaldo Ferreira.

Na tarde desta terça-feira, 8 de junho, o reitor Emmanuel Zagury Tourinho recebeu a vice-cônsul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro, e o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Pará, Luiz Otávio Rei Monteiro, para dialogar sobre as parcerias da UFPA com instituições que promovem as culturas luso-brasileiras.

Para o reitor, “as parcerias com as instituições luso-brasileiras tem promovido um rico intercâmbio científico e cultural, assim como oportunidades de formação e atuação tanto para pesquisadores brasileiros quanto portugueses. Os resultados são promissores, por isso, estimulamos as ações de cooperação”.

No último mês, a Universidade Federal do Pará e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.) assinaram novo protocolo de cooperação para dar continuidade às atividades da Cátedra João Lúcio de Azevedo (Camões, I.P. | UFPA), sediada pela universidade.

A Cátedra foi criada oficialmente em setembro de 2017, sendo a primeira Cátedra do Camões, I.P. na Amazônia e a mais jovem entre as seis existentes no Brasil.


Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.