Jornal da SBPC publica edição esclarecedora sobre vacinas contra Covid-19

Compartilhe:

O Jornal da Ciência (JC), vinculado à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), elaborou uma edição esclarecedora sobre o desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19 e sobre a busca do Brasil em produzir um imunizante próprio.

A edição Especial Vacinas, formato PDF, está disponível e pode ser baixada AQUI.

O presidente e o vice-presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira e Fernanda da Fonseca Sobral, respectivamente, assinalam, em editorial, que Graças ao trabalho acumulado ao longo de décadas, realizado por pesquisadores de vários países, e dos investimentos pesados em CT&I, o tratamento realmente eficaz contra o novo coronavírus, a vacina, está chegando, aos trancos e barrancos, aos braços da população brasileira – a despeito de ações ou omissões graves do governo federal”.

A expressão trancos e barrancos vem de Portugal e se refere ao salto do cavalo (tranco) e o obstáculo a ser ultrapassado, uma vala, por exemplo.

Esta edição do JC aborda detalhes, entre os quais históricos e tecnológicos, que só costumam circular em ambientes restritos a universitários, pesquisadores e especialistas de mídia sobre o tema vacinas.

Torna-se, assim, um material importante e necessário ao esclarecimento a falsas notícias em torno da pandemia do novo coronavírus e seus impactos sociais, econômicos e políticos. O Brasil já tem quase 480 mil mortes pela doença.

Conteúdo

  1. Em busca da vacina verde amarela
  2. Vacinas contra a covid-19 evidenciam o valor da CY&I (editorial)
  3. A revolução das vacinas
  4. Em busca do imunizante verde-amarelo
  5. Sem CT&I SUS tem pés de barro
  6. O vale onde as vacinas brasileiras morrem
  7. “Medidas de saúde pública têm que continuar sendo observadas” (entrevista com Mariângela Simão, diretora da área de acesso a medicamentos, vacinas e produtos farmacêuticos da OMS).
  8. O nó dos investimentos privados
  9. Como o negacionismo científico a campanha de vacinação conta a Covid-19 no Brasil
  10. Vacina pouca, ricos tomam primeiro
  11. A sombra do negacionismo

50 anos sem Anísio Teixeira

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.