Pedagoga oferece dicas de preparação para o Enem

Compartilhe:

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro.

Com menos de cinco meses para se preparar, os estudantes precisam de organização e disciplina para fazer um bom exame.

A coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Santa Teresa, Débora Nogueira, explica que devido o pouco tempo disponível para revisar os conteúdos, é fundamental organizar um cronograma de estudos.

“Planejamento é essencial no processo. O aluno deve estabelecer metas, priorizando tópicos que tem mais dificuldade de assimilação”, disse.

Débora Nogueira ressalta que as videoaulas são excelentes para ajudar os estudantes, pois normalmente os professores já tiram as dúvidas na hora e de forma dinâmica repassam os conteúdos.

Outra dica é participar de simulados. Dessa forma, o aluno consegue testar os conhecimentos e, também, sentir outros aspectos que estão em jogo, como concentração e gerenciamento do tempo de prova.

De acordo com a pedagoga, os estudantes também devem dar atenção especial à preparação para a prova de redação, que tem peso alto no exame.

A dica é praticar, pesquisar temas atuais e se informar sobre os principais acontecimentos do país em todas as áreas.

“Normalmente, o tema da redação é relacionado a algum assunto da atualidade”, frisou.

Ela orienta que os estudantes também não deixem de tirar as dúvidas que forem surgindo ao longo da preparação.

“Procure sempre que possível um professor ou grupos de estudos para sanar essas dúvidas e não atrapalhar a aprendizagem”, destacou.

Débora Nogueira reforça que outro ponto importante da preparação para o exame é cuidar da saúde física e emocional.

“Toda prova exige bastante do aluno. Ele sente-se pressionado, pois o resultado vai impactar nos seus planos de futuro. É importante manter o equilíbrio, tirar tempo para descansar, fazer alguma atividade de lazer, se alimentar corretamente. A preparação para o Enem não deve ser um sacrifício”, opinou.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.