Parceria entre UFPA e fundação cultural favorece bibliotecas comunitárias

Compartilhe:

A Universidade Federal do Pará (UFPA) fez a entrega, em 20/7, de livros publicados por sua Editora (ed.ufpa) ao Programa de Apoio às Bibliotecas Comunitárias, desenvolvido pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

Os exemplares da reserva de divulgação da ed.ufpa com títulos, principalmente, de autores paraenses serão direcionados a bibliotecas comunitárias do município de Belém.

A entrega ocorreu na sede da Fumbel, na avenida José Malcher, com a participação do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues,  do vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, do presidente da Fumbel, Michel Pinho, do pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson Souza, da diretora da Biblioteca Pública Municipal de Belém Avertano Rocha, Gorette Figueiredo, e, representando as bibliotecas comunitárias, Raimundo Oliveira, presidente do Espaço Cultural Nossa Biblioteca.

O presidente da Fumbel, Michel Pinho, celebrou a parceria com a Universidade em prol do estímulo à leitura em Belém:

“Os livros proporcionarão um vínculo entre os cientistas e pesquisadores que produzem o conhecimento expresso nessas obras e os moradores de periferias da cidade, que terão acesso aos escritos de antropólogos, historiadores e artistas”.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, parabenizou o trabalho dos grupos comunitários e de governantes que se mobilizam para o estabelecimento de uma política de leitura no município de Belém, no esforço de levar às bibliotecas comunitárias obras de escritores paraenses e publicações de interesse mais amplo.

“A Prefeitura Municipal de Belém e a Fumbel estão de parabéns por este trabalho junto às bibliotecas comunitárias. A principal forma de nos apropriarmos do conhecimento humano acumulado é por meio da educação, e o livro é parte essencial desse processo. Sabemos, contudo, que uma parcela considerável da população não tem acesso aos livros. Por isso esse trabalho do poder público e das bibliotecas comunitárias tem um impacto tão significativo. Para a UFPA, é muito valioso ser parceira desta e de outras iniciativas que têm como propósito promover a leitura e levar livros a todas as pessoas”, destacou o reitor.

O prefeito Edmilson Rodrigues agradeceu à Universidade por mais uma ação de parceria: “A Universidade Federal do Pará dá uma demonstração de grandeza, como deve ser uma instituição universitária. As publicações da Universidade são obras de grande valor. Sem investimento em leitura, dificilmente conseguimos dar saltos. Os livros são vetores fundamentais”, destacou.

Entre as obras doadas, estão produções de pesquisadores da UFPA de diversas áreas de conhecimento, livros de escritores paraenses, exemplares da coleção especial de poemas de Max Martins, volumes de edições bilíngues dos Diálogos de Platão, edições de livros do escritor português José Saramago, entre outros.

Ao todo, sete bibliotecas comunitárias receberão os livros doados:

  1. Espaço Cultural Nossa Biblioteca (localizada no bairro Guamá);
  2. Biblioteca Comunitária Carolina Maria de Jesus (localizada no Conjunto Maguari);
  3. Biblioteca Comunitária Rio de Letras (localizada no Conjunto Satélite);
  4. Biblioteca Comunitária Itinerante Bombomler (com sede no bairro Marambaia);
  5. Biblioteca Comunitária Moara (localizada no bairro Águas Lindas;
  6. Biblioteca Comunitária Encanto dos Saberes (localizada em Outeiro);
  7. Biblioteca Comunitária Tralhoto Leitor (localizada em Outeiro).

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes/Ascom UFPA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.