Amazônia Criativa será tema de evento do PPGCIMES/UFPA

Compartilhe:

O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) está participando da criação da segunda edição do Coral, uma série de eventos híbridos (presenciais e on-line) organizada pelo Canto Coworking,  que ocorrerá ao longo do mês de setembro de 2021.

O PPGCIMES subunidade do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2) da Universidade Federal do Pará (UFPA),

Nesta edição, o evento terá como tema “Amazônia Criativa”. As inscrições podem ser realizadas aqui.

A escolha da temática para esta edição do Coral remete ao ambiente de criatividade, aplicada a realidades regionais amazônicas, que guia a atuação não somente do PPGCIMES, como também do Canto Coworking.

O lançamento será no dia 2 de setembro, às 18h30, com show e conversa com o músico Arthur da Silva. A programação completa de eventos, a qual inclui rodas de conversa, concertos musicais e um mercado de moda autoral, pode ser conferida nas redes sociais do Coral ou do próprio Canto Coworking, além de no perfil da Representação Discente do PPGCIMEs.

Rodas de conversa

Ao todo, serão realizadas três rodas de conversa, que contarão com a presença de discentes, professores(as) e egressos(as) do PPGCIMES, além de pesquisadores(as) parceiros(as) do NITAE2.

No dia 8 de setembro, às 18h30, ocorrerá a roda de conversa “As Amazônias”, que reunirá a professora Jane Beltrão, o criador de conteúdo digital José Neto e o discente de Direito e coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPA, Tel Guajarara, os quais, a partir de seus diferentes ângulos de olhar, com mediação da professora Fernanda Chocron, irão debater o ambiente de diversidade e pluralidade que constitui o cotidiano da região amazônica.

No dia 13 de setembro, será a vez da roda de conversa “Criar e colaborar na Amazônia: soluções para ensinar e aprender”, que reunirá egressos e egressas do PPGCIMES (Angela Alexandre, Fransuze Oliveira, Helena Rocha e Ivanilton Ferreira), com mediação da professora Marianne Eliasquevici.

A proposta é socializar as experiências criativas e os processos de cocriação e colaboração que têm baseado o desenvolvimento de processos e produtos educacionais no âmbito do programa. Todos com potencial de adoção em diversas realidades de ensino-aprendizagem formais e não formais da Amazônia.

Já no dia 27 de setembro, ocorrerá a Roda de conversa “Mulheres amazônidas: desafios e conquistas”, que contará com a participação de: Karina Martins, egressa do PPGCIMES, designer instrucional e multiplicadora no Projeto “Ela Pode/Belém”; Putira Sacuena, indígena, mulher da etnia Baré e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/IFCH) da UFPA; Camille Castelo Branco, também doutoranda em Antropologia pela UFPA e pesquisadora, há dez anos, de temas como violência, feminismos e mobilização social na Amazônia; além da mediação de Isabela Canto, licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, diretora criativa e gestora de comunidade do Canto Coworking.

Parceria

Localizado no centro de Belém, o Canto Coworking é um espaço dinâmico de trabalho que tem como objetivo unir a comunidade para criação e compartilhamento de ideias de impacto positivo.

A proposta é que diferentes profissionais e organizações utilizem o mesmo ambiente para trabalhar nos mais diversos tipos de projetos, aproveitando as comodidades do espaço e a troca de experiências entre os membros da comunidade.

Nesse sentido, a iniciativa de organização conjunta do Coral marca o início de uma parceria entre o PPGCIMES e o Canto Coworking.

A proposta é fomentar a aproximação entre a Universidade e os agentes da sociedade, além de oportunizar o diálogo entre sujeitos acadêmicos e profissionais interessados na troca e combinação de ideias, para conceberem soluções criativas e inovadoras voltadas às complexas realidades amazônicas.

Esse contato é também uma das características desejáveis aos mestrados profissionais, como é o caso do PPGCIMES.


Fonte: PPGCIMES/UFPA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.