Ufam promove simpósio sobre botânica para crianças e adolescentes. É grátis!

Compartilhe:

Com o objetivo de despertar o interesse de crianças e adolescentes pelas plantas, o Herbário da Universidade Federal do Amazonas (Huam) realiza o Setembro Botânico, de 20 a 24 deste mês. O evento é online e gratuito.

Inscrições abertas até o dia 19. 

Realizado em alusão ao Dia do Biólogo (3), Dia da Amazônia (5) e Dia da Árvore (21), o simpósio aborda nesta edição a temática “Estimulando o interesse botânico nas escolas”.

Com atividades realizadas principalmente entre as 14h e 19h, o evento terá em sua programação palestras, mesas-redondas, oficinas e séries de vídeos voltados para o público escolar e para os professores.

No primeiro dia (20), o Setembro Botânico realiza o “Café com curadores: um dedo de prosa sobre os herbários do Amazonas”, com a participação de vários especialistas como Valdely Kinupp (Ifam), Michael Hopkins (Inpa) e Deolinda Ferreira (UEA).

O encontro ocorre das 10h às 12h, sendo a única atividade neste horário. À tarde, das 14h às 15h, ocorre a palestra “A vida secreta das plantas”, ministrada pela professora da Ufam, Eva Maria Atroch.

“A importância das árvores na cidade”, palestra conduzida pelo arquiteto e professor Wolfgang Sergio Steschenko, é uma das atividades do segundo dia do simpósio do Huam. Já as “Experiências extra-classe no ensino de Botânica” serão abordadas na quarta-feira (22), das 18h às 19h, pela professora da Fundação Centro Universitário da Zona Oeste do Rio de Janeiro (Uezo) Cristiane Victório.

Como parte da programação da quinta-feira (23), a importância de “Digitalizar para preservar e difundir” será apresentada por Helba Barbosa, de 14h as 15h.

No último dia do evento ocorrem duas oficinas. A primeira: “Descascando o fruto”, das 14h às 15h, apresenta a origem e as partes de frutos.

A segunda, “Botânica em arte”, das 16h às 17h, busca ampliar e estimular o conhecimento e a curiosidade botânica por meio da arte. Confira a programação completa na página do evento. 

Todas as atividades do Setembro Botânico serão transmitidas por meio do canal do Huam no Youtube.


Fonte: Ufam/Ascom

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.