Artista plástico expõe telas baseadas em espetáculos do boi-bumbá Garantido

Compartilhe:

Nove telas do artista plástico Roberto Reis estarão expostas, desde hoje (14/09) até o dia 21/9, no espaço cultural do mercado central de Parintins (AM).

As obras representam alegorias confeccionados por ele para o espetáculo de arena do boi-bumbá Garantido, no festival folclórico de Parintins, que acontece no final da última semana de junho de cada ano.

Do festival também participa o boi-bumbá Caprichoso. Os dois disputam o título de campeão do ano.

A exposição de Roberto Reis, denominada Nossa Arte e Magia que Encanta o Mundo, foi contemplada pela lei Aldir Blanc, aprovada pelo Congresso Nacional para auxiliar os artistas durante a pandemia.

As telas lembram os traços de parte do processo de criação dos adereços, fantasias e alegorias do espetáculo dos bois-bumbás.

Antes de confeccionadas, as peças são imaginadas e transformadas em desenhos, em preto e branco, depois ganham cores; as alegorias, por sua vez, ganham até maquetes.

Roberto disse que selecionou para a mostra as telas que representam uma síntese dos nove anos de atuação no boi-bumbá Garantido, exercendo a função de artista de ponta, que são os pensadores e executores do projeto de arena dos bumbás parintinenses.

“As telas são baseadas nas alegorias feitas para o bumbá Garantido”, explica Reis.

O artista se revelou no festival por meio de indumentárias criadas para os chamados itens do boi, como pajé, cunhã-poranga, porta-estandarte e sinhazinha da fazenda.

Suas inovações passam pelas indumentárias e adereços que transformam as personagens enquanto se apresentam no palco.

Por isso, Roberto Reis é reverenciado pelos colegas e pelo público como “o artista que surpreende” que sempre o público, fator decisivo na disputa entre as galeras dos bois-bumbás.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.