Unesco escolhe Acra como Capital Mundial do Livro 2023

Compartilhe:

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, escolheu a capital do Gana, Acra, para ser a Capital Mundial do Livro 2023. A cidade irá suceder Guadalajara, no México, que é a capital para 2022.

A escolha aconteceu após uma avaliação do Comité Consultivo da agência especializada da ONU. Segundo a Unesco, Acra tem um “foco na juventude e potencial em contribuir para a cultura e riqueza da nação Oeste Africana.”

Nova Geração

Acra também propõe usar o poder do livro para engajar os jovens, como forma efetiva de reforçar a capacidade da próxima geração.

Ao Comité Consultivo, a cidade apresentou um vasto programa cujo alvo são grupos marginais com alta taxa de analfabetismo incluindo mulheres, jovens, migrantes, crianças de rua e pessoas com deficiência.

O reforço das infraestruturas escolares e comunitárias e o apoio institucional a formação continua são medidas a implementar para fomentar a cultura de leitura.

Dialetos locais

O programa visa também estimular o desenvolvimento de habilidades profissionais para a transformação socioeconómica do país, defendendo o setor editorial e outras indústrias criativas, através de introdução de bibliotecas moveis para alcançar grupos marginalizados.

As atividades incluem a realização de workshops para promover leitura e escrita de livros em diferentes línguas ganesas, a criação de centros de habilidades e treinamento para jovens desempregados e a organização de competições para mostrar a arte e cultura do Gana e promover a inclusividade.

A candidatura de Acra se destacou pela dimensão dos direitos humanos, que visa despertar a consciência pública sobre a liberdade de informação e expressão, com base na promoção desses direitos e envolvê-los no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Mulher em mercado em Accra, capital de Gana. Foto: UN Women/Ruth McDowall

Compromisso

Cidades designadas como Capital Mundial de Livro da Unesco comprometem-se em promover livros e leitura para todas as idades e grupos, dentro e além das fronteiras nacionais, e em organizar um programa de atividades para o ano.

A celebração começa em 23 de abril de 2023, no Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais. Acra é a 23ª cidade que carrega o título desde 2001, depois de Tbilisi, Madrid, Alexandria, Nova Deli, entre outras.


Fonte: ONU News

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.