Livro infantil para ação global transmite esperança em tempos de crise

Compartilhe:

durante a pandemia.

A publicação Meu Herói és Tu 2021: como as crianças podem ter esperança com a Covid-19 faz um retrato da realidade diária de milhões de menores de idade.

Para muitos, a pandemia continua afetando, de forma negativa, o acesso à educação, à recreação, aos momentos com amigos, famílias e professores.

O livro é resultado de uma colaboração com 60 organizações do setor humanitário, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo da ONU para a Infância (Unicef) e a Agência da ONU para Refugiados (Acnur).

Segundo a OMS, a história é voltada principalmente para crianças entre 6 a 11 anos de idade.

A personagem principal é Ário, uma criatura fantasiosa que viaja o mundo ajudando crianças a encontrar esperança no futuro e o prazer nas coisas mais simples.

Lidar com emoções difíceis

Ao lado de amigos, Ário fala sobre medos, frustrações e preocupações que as crianças estão tendo com a fase atual da pandemia, explorando os vários mecanismos que podem utilizar quando se encontram diante de emoções como medo, luto, raiva e tristeza.

A história é baseada nas respostas a uma pesquisa feita com mais de 5 mil crianças, pais, cuidadores e professores de todo o mundo, que descreveram como enfrentam o segundo ano de pandemia.

O livro está disponível em vários idiomas, incluindo português, inglês e espanhol. Para o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, a publicação ajuda a ensinar as crianças a criarem resiliência, com um senso de esperança no futuro.


Fonte: UNU News

Apresentação do livro 

Este livro é a segunda edição da série O Meu Herói És Tu, desenvolvido pelo Grupo de Referência sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias do Comitê Permanente Interagências (IASC GR SMAPS).

O projeto contou com o apoio de peritos a nível global, regional e de diversos países de Agências Membro do IASC MHPSS RH, para além de pais, cuidadores informais, professores e crianças de todo o mundo.

Durante a pandemia COVID-19, mais de 1700 crianças de 104 países ajudaram a criar o livro de histórias sobre a COVID-19, que chegou a centenas de milhares de crianças de todo o mundo.

Tornou-se uma história de sucesso global que chegou a crianças, com mais de 140 traduções, e uma extensa lista de adaptações multimédia.

Hoje, muitas crianças ainda vivem com mudanças nas suas rotinas diárias devido à pandemia e lidam com situações que afetam o seu bem-estar mental.

Muitas das preocupações não são as mesmas do início da pandemia. Por esta razão, o IASC MHPSS RG, apoiado pela Organização Mundial de Saúde, a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, criou O Meu Herói És Tu 2021: Como as crianças podem ter esperança para lidar com a COVID-19!

De forma a assegurar que este livro aborda as esperanças e preocupações das crianças durante a atual fase da pandemia, pedimos a crianças e respetivos pais, cuidadores informais e professores para partilharem os seus pensamentos, medos e experiências de como as suas vidas mudaram. Foram distribuídos inquéritos em árabe, mandarim, inglês, francês, hindi, italiano, russo, português e espanhol, de forma a diagnosticar a saúde mental e necessidades psicossociais das crianças durante a pandemia prolongada COVID-19.

Com base nos resultados dos inquéritos, foi definido um conjunto de tópicos a serem abordados ao longo da história.

Crianças de todo o mundo leram e corrigiram múltiplas versões da história e o seu feedback foi utilizado de forma a atualizar a versão final do livro.

Cerca de 5000 crianças, pais, cuidadores informais e professores de todo o mundo partilham conosco a forma como estavam a lidar com a pandemia.

O nosso caloroso agradecimento a essas crianças e respetivos pais, cuidadores informais e professores por fazerem parte desta história.

O Ario e a nossa equipa global estão muito gratos. A série «O Meu Herói És Tu» foi desenvolvido para e por crianças de todo o Mundo.

O IASC MHPSS RH agradece a Helen Patuck por ter escrito o guião e ilustrado este livro. ©IASC, 2021. Este livro foi publicado sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 IGO (CC BY-NC-SA 3.0 IGO; https:// creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/igo).

Nos termos desta licença, este trabalho pode ser reproduzido, traduzido e adaptado para fins não comerciais, desde que devidamente citado.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.