Escola As Pensadoras oferta curso sobre vida e obra de latino-americanas

Compartilhe:

A Escola ‘As Pensadoras’ oferta a segunda edição do curso As Pensadoras Latinoamericanas, coordenado pela doutora Viviane Bagiotto Botton e que acontecerá nos dias 4, 5, 19 e 26 de outubro e 9 e 16 de novembro.

O curso abordará a vida e obra de cinco pensadoras latino-americanas atuantes e reconhecidas no Brasil e no mundo. São elas: Yuderkys Espinosa, Rita Segato, Teresa Díaz Canals, Heloísa Buarque de Holanda e Marta Lamas.

A programação será transmitida das 18h30 às 20h30 e ficarão gravadas para serem revistas.

O curso será ministrado pelas doutoras e doutorandas Morgani Guzzo; Claudia Niching; Ania Pupo Vega; Drica Madeira e Mayra Jocelin.

A aula inaugural contará com a presença das doutoras Angela Lucia Figueiredo (Universidade Federal da Bahia – UFBA) e Eli Bartra (Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM).

No curso, as convidadas falarão sobre as raízes do continente sul-americano, considerando as questões do racismo, a colonialidade e os movimentos negros e feministas no continente.

América Latina e Latino-americano não são só um território e um adjetivo, são também modos de vida que definem perspectivas e formas de existência forjadas durante anos e que precisam ser estudadas, entendidas, questionadas e conhecidas. Estudar as pensadoras latino-americanas é dar visibilidade a um conjunto de mulheres e teorias silenciadas sob o dito “pensamento universal”.

“É também pensar sobre nós mesmas, sobre nossa formação como ‘mulheres do terceiro mundo’, nossas heranças e a colonialidade que nos formou e ainda nos forma, assim como os traços que formam nossos povos, opressões e alianças”, disse Viviane Bagiotto.

O curso é aberto a todo público, incluindo estudantes de ensino médio, superior, pós-graduação e profissionais de diversas áreas. Os participantes contarão com materiais de apoio, salas de discussão e uma memória das aulas em e-book.

Confira a programação do curso:

Aula 1 – 05 de outubro

Profª. Drª. Morgani Guzzo

As contribuições de Yuderkys Espinosa Minõso para o feminismo decolonial

Aula 2 – 19 de outubro

Profª. Drª. Claudia Regina Niching

Rita Segato e suas contribuições para os estudos de Gênero e Decoloniais

Aula 3 – 26 de outubro

Profª. Drª. Ania Pupo Vega:

Pensar os feminismos desde Cuba. Teresa Díaz Canals e outras vozes

Aula 4 – 09 de novembro

Profª. Drandª. Drica Madeira: Heloisa Buarque de Holanda
“Feminismo não é Disneylândia” – Discutindo as contribuições de Heloisa Buarque de Holanda

Aula 5 – 16 de Novembro

Profª. Drandª. Mayra Jocelin Martinez

As contribuições de Marta Lamas aos estudos de gênero na América Latina.

A Escola

A Escola As Pensadoras é estruturada virtualmente e tem como objetivo oferecer formação feminista e estudo do pensamento de mulheres guiados por mulheres intelectuais. Trabalha com uma proposta de pedagogia feminista, cuja prática estabelece o diálogo interdisciplinar comunitário e promove a formação de pensamento emancipatório. Apresenta uma agenda democrática com cursos de curta, média e longa duração, oferecendo um currículo, cuja concepção, é emancipadora, feminista e plural.

Para mais informações, acesse este Link.


Fonte: UEA/Ascom

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.