Lançamento do programa Bate-papo com Ciência será nesta quinta-feira

Compartilhe:

Em razão da instabilidade global no Instagram, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) adiou o lançamento do primeiro programa “Bate-papo com Ciência” para a próxima quinta-feira (7), às 18h.

Segundo o presidente da entidade, Renato Janine Ribeiro, a ideia do programa é abordar temas da atualidade em uma conversa descontraída com cientistas.

A transmissão será pelo Instagram da SBPC (@SBPCnet).

A primeira convidada será a biomédica Jaqueline Goes de Jesus. Graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e doutora em patologia humana e experimental pela Universidade Federal da Bahia, a pesquisadora faz parte da equipe de especialistas que fez o sequenciamento genômico do primeiro caso de covid-19 detectado no Brasil em apenas 48 horas, um recorde que só foi igualado pelo Instituto Pasteur, na França.

Desde então, ela já foi homenageada na Assembleia Legislativa da Bahia, se tornou personagem da Turma da Mônica e, mais recentemente, virou boneca Barbie, em uma linha produzida para celebrar mulheres que estiveram na linha de frente do combate à covid-19.

Os entrevistadores deste primeiro programa serão a advogada Maria Goretti Nagime, doutoranda em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), e Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC e ex-ministro da Educação.

Janine Ribeiro explica que a biomédica aceitou participar do programa após declinar — por questões de agenda — de um painel durante a Virada da Independência, que a SBPC realizou de 6 da 7 de setembro.

“A ideia desse bate-papo é retomar o tema abordado, de como é para os jovens fazerem ciência. No caso de Jaqueline, que é uma cientista negra, poderemos falar também sobre o assunto”, comenta Janine Ribeiro.

O presidente da SBPC disse ainda que outras questões serão levantadas como, por exemplo, “como é para as mulheres entrarem em áreas que ainda são majoritariamente dominadas por homens?”, embora o cenário esteja mudando. “Tenho certeza que o bate-papo será muito interessante”, comenta.

Janine Ribeiro explica que a live pelo Instagram será uma oportunidade de “alcançar novos públicos”.

Para assistir à transmissão ao vivo, é preciso ter uma conta no Instagram. A transmissão também ocorrerá pelos canais da cientista (@drajaquelinegoes) e do presidente da SBPC (@renatojanine).

Depois da live, a atividade estará disponível nos canais da SBPC.


Fonte: SBPC

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.