O Corpo de Dança do Amazonas (CDA) abriu, na noite de quarta-feira (06/10), o 38º Festival de Dança de Joinville, com o espetáculo TA – Sobre Ser Grande.
A apresentação dá início a uma circulação nacional do Corpo Artístico do Estado, que, neste ano, ainda vai participar do Festival Dança em Trânsito, no Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia; e da abertura do Festival de Dança Paralelo, da Companhia de Dança Quasar, com transmissão ao vivo.
No palco, 21 bailarinos representaram uma tribo da etnia Tikuna para expressar o sentimento de ser do Norte.
Segundo o diretor Mário Nascimento, o resultado causou impacto na plateia com mais de mil pessoas, com a qualidade técnica exibida nos movimentos.
“A receptividade do público e da crítica foi incrível, a companhia foi ovacionada. Estou muito feliz pelo trabalho que tem a participação de todos, na base do diálogo, o que torna tudo ainda mais rico para o grupo. Foi uma apresentação potente, com características do Norte, de Manaus, da Amazônia e com uma mensagem sobre a necessidade de preservação”, comenta o diretor.
Para o secretário Marcos Apolo Muniz, a circulação do CDA mostra uma companhia comprometida e preparada após um longo período de isolamento social devido a pandemia de Covid-19.
“O espetáculo diz muito sobre o que os bailarinos viveram durante a pandemia, quando tiveram que se reinventar para se manter preparados. Hoje eles têm outra percepção do que representam, com um comportamento exemplar e profissional”, afirma o titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. “Estamos orgulhosos dessa participação”, enfatiza Marcos Apolo.
Para 2022 está prevista a estreia do espetáculo Rios Voadores, de Rosa Antuna.
Elenco do CDA | ||
Adailton Santos
Ângela Duarte Cléia Santos Felipe Cassiano Gabriela Lima Helen Rojas Ian Queiroz |
Júlio Galúcio
Larissa Cavalcante Liene Neves Luan Cristian Nonato Melo Pammela Fernandes Rodrigo Vieira |
Rosi Rosa
Sumaia Farias Talita Torres Thaís Camilo Valdo Malaq Victor Venâncio Wellington Alves. |
Direção artística: Mário Nascimento. |
A ficha técnica do grupo conta ainda com Branco Souza, assistente de direção e produção; Wallace Heldon, inspetor e assistente de produção; Paulo Chamone, assistente de coreografia e Maitre de Balé; Liene Neves, professora de condicionamento físico; Rosa Antuña, professora de Dança Contemporânea; e Jeyder Santos, técnico de iluminação cênica.