Rosemary Costa Pinto é homenageada (in memoriam) pelo TCE-AM

Compartilhe:

Familiares da epidemiologista Rosemary Costa Pinto, conhecida como ‘Drª Rose’ (in memoriam), receberam, na manhã desta sexta-feira (15/10), o Colar do Mérito de Contas em sessão solene no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

A homenageada é ex-diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas que hoje leva o nome dela: Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). ‘Drª Rose’ foi uma das fundadoras da instituição que tem 16 anos de criação. A epidemiologista foi vítima de Covid-19 enquanto atuava como uma das bússolas do enfrentamento à doença no Estado.

A entrega do Colar do Mérito de Contas faz parte das solenidades de aniversário de 71 anos da Corte de Contas. A homenagem foi concedida, pelas mãos do Conselheiro do TCE-AM Érico Xavier Desterro e Silva, ao marido de Rosemary, João Marco Costa Pinto.

O Conselheiro do TCE-AM Érico Xavier Desterro e Silva entrega o Colar do Mérrito de Contas ao viúvo de Rosemary, o Sr, João Marco Costa Pinto.

A filha de ‘Dra Rose’, Mônica Costa Pinto, também esteve presente na sessão solene e, emocionada, agradeceu pela homenagem pela mãe.

“Nós sabemos do papel dela no enfrentamento das diversas epidemias e pandemia nesse Estado. Ficamos muito emocionados, foi realmente muito especial receber em nome dela esse reconhecimento”, disse.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, que conviveu diretamente com Rosemary, incluindo durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19, a homenagem é mais do que merecida.

“A FVS hoje tem muito do olhar da Dra Rose. Somos muito agradecidos por toda a contribuição que ela deu à saúde pública do Amazonas com o esforço diário que era visto por todos que a cercavam”, afirmou.

Diploma

Há exato um ano, em 15/10/2020, Rosemary recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Saúde pelos serviços relevantes prestados ao povo amazonense durante a pandemia de Covid-19. Na ocasião, a FVS-RCP foi reconhecida como instituição que atua com transparência de dados no combate à pandemia.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.