Jornada Acadêmica da Ufopa encerra-se com mais de 18 mil visualizações

Compartilhe:

A coordenação da IX Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará considera um grande sucesso a realização do evento, no período de 18 a 23 de outubro de 2021.

Na manhã do sábado, 23, houve a programação de encerramento da Jornada com a mesa das autoridades, a palestra Território-corpo, políticas de afeto e construção de dispositivos de cuidado em saúde mental na Universidade, com a psicóloga Gabriela Moreira, premiação dos melhores trabalhos e apresentação cultural.

O coordenador da Jornada, professor Raul Cunha Lima, destacou a grandiosidade do evento, com 1.167 alunos inscritos, mais de 500 trabalhos apresentados e as mais de 18 mil visualizações no canal da jornada no YouTube.


Acompanhe a programação desenvolvida no Canal do YouTube:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLikaJwl8uZxLYTcwKhnFDyIFGLZXreRkq

 

Playlist vídeos – Seminário de Graduação:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLikaJwl8uZxLFqYglNlsX6InSE7URSxya

 

Playlist áudios – Seminário de Graduação:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLikaJwl8uZxJCGt2CjfnoMxSgtdHvAlSQ


Também ressaltou o envolvimento da comunidade acadêmica na realização de todas as atividades.

“Nós aprendemos, adaptamos e combinamos ferramentas que para muitos de nós eram inéditas. Reunimos pessoas, saberes e tecnologias para criar caminhos e ferramentas que nos ajudaram e nos ajudarão muito a superar os desafios do ensino, da pesquisa e da extensão em tempos de atividades remotas”, destacou o coordenador, agradecendo o empenho de todos os envolvidos na organização.

Além das palestras e mesas-redondas realizadas no âmbito dos eventos e subeventos da Jornada, houve e a apresentação de trabalhos no VIII Seminário de Graduação, no X Seminário de Iniciação Científica, e no VI Salão de Extensão, em sessões pelo Google Meet.

Representando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), o pedagogo Luís Alípio Gomes destacou que a edição da jornada foi um desafio para toda a comunidade acadêmica, sendo um evento histórico pela realização de forma remota. Além da grandiosa participação do público, Alípio pontuou outras questões que apontam a IX Jornada Acadêmica como histórica: a presença dos professores orientadores que acompanharam os acadêmicos nas apresentações, dando apoio aos alunos; o evento não ficou concentrado na sede, mas envolveu os campi de Óbidos e Oriximiná; por último, destacou que, no formato remoto, foi possível ter uma participação ampliada para outros espaços, além de Santarém:

“Possibilitou a participação não somente do público da Ufopa, mas também do público externo. O Seminário de Graduação, por exemplo, possibilitou a participação também de outras instituições de ensino superior de Santarém e de outras regiões”.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), professora Lenise Silva, ressaltou a superação dos desafios, que foi, inclusive, tema da jornada e foi evidenciado pelo sucesso do evento: Desafios do ensino, pesquisa e extensão em tempos de atividades remotas.

Destacou a reconexão com as pessoas, com a comunidade acadêmica, após o período mais intenso da pandemia.

“Nós tivemos um longo tempo sem ter a oportunidade efetiva de mostrar os trabalhos científicos, de fazermos os diálogos, de termos contato. Então a Jornada nos oportunizou, nos proporcionou uma integração, uma reconexão com alunos, servidores professores, gestores. Tivemos a oportunidade e aproveitamos a oportunidade para nos reinventar”, disse ela.

O reitor da Ufopa, professor Hugo Diniz, felicitou toda a comunidade acadêmica pela realização da Jornada, enfatizando que esse evento é muito marcante porque simboliza a força da Universidade.

“A nossa instituição se reinventando nesse momento tão difícil para todos nós, com tantas perdas, e em honra a essas pessoas que devemos continuar a produzir conhecimento, conectar com o conhecimento do nosso povo e auxiliar e estimular os alunos em suas jornadas”.

Professor Hugo também falou sobre o momento em que a Universidade se prepara para o retorno gradativo das atividades presenciais. Ele ressalta a necessidade de se manterem os cuidados e até intensificar para se alcançar a “vitória contra essa doença”.

Segundo ele, agora é importante que continuem os cuidados com máscara, álcool e controle da vacinação.

Professor Hugo enfatizou que a jornada foi uma grande celebração à ciência e à universidade. “Me enchem de orgulho os nossos alunos e alunas, nossos extensionistas e bolsistas de iniciação científica, e quero parabenizar nossas equipes, que nesse momento tão difícil conseguiram dar uma resposta à altura desse desafio que foi apresentado”, disse o reitor.

Durante a programação de encerramento houve a premiação dos melhores trabalhos apresentados durante o evento:

Ação Social

Como parte social da IX Jornada Acadêmica, também foi realizada uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. Os donativos serão doados a duas instituições: à Associação Irmã Dulce dos Pobres de Santarém – Espaço Mãe Natureza, que desenvolve um importante trabalho social junto a famílias em vulnerabilidade no bairro Santo André, em Santarém; e à Creche Bom Pastor, localizada no bairro São Francisco, em Óbidos, administrada pelas Irmãs Missionárias.

Resumos corrigidos, certificados e Anais

A Comissão Organizadora da IX Jornada Acadêmica da Ufopa informa que os alunos que submeteram resumos ao evento devem enviar a versão final corrigida no período de 25 a 29 de outubro.

Até o dia 30 de novembro, devem ser disponibilizados os certificados dos participantes do evento.

O lançamento dos Anais da Jornada está previsto para ocorrer até o dia 31 de dezembro de 2021.


Fonte: Comunicação/Ufopa

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.