Escolas do município ganham Casinha de Livros por meio de parcerias  

Compartilhe:

A Prefeitura de Manaus, em parceria com as empresas 3M e Bayer, inaugurou nesta terça-feira (26/10), a Casinha de Livros nas escolas municipais Frei Mário Monacelli de Grelo, na zona Leste, e Áureo Nonato, na zona Norte.

Na próxima quinta-feira (28/10), a unidade de ensino Canaã 2, localizada na comunidade Julião, zona rural ribeirinha, também será contemplada com o projeto.

A produção cultural das casinhas é desenvolvida pela CEC Brasil.

O objetivo do projeto é promover e ampliar a importância da leitura dentro do universo simbólico de comunidades e grupos sociais, formando leitores com consciência de leitura para o futuro, disponibilizando e possibilitando acesso a publicações que sejam objetos de desejo, e de difícil acesso.

Estrutura

As casinhas são compostas inteiramente por materiais recicláveis, além de mesas, cadeiras, teatro de fantoches e acervo com 500 livros.

O acervo é variado, com livros de contos de fada, fábulas, contos populares brasileiros, indígenas, africanos e infantojuvenis.

Além dos campeões de leitura, há obras que levantam discussões necessárias à sociedade como o respeito às diferenças, empoderamento feminino e meio ambiente. Há também jogos de tabuleiro, livros em braile e áudio books.

De acordo com a coordenadora da CEC Brasil, Natália Rolim, todo o projeto é financiado pelas empresas 3M e Bayer. “A CEC Brasil realiza toda a produção de projetos que sejam vinculados à educação. A Bayer e a 3M são as patrocinadoras e nós realizamos a ação, são mais de dez casinhas espalhadas pelo Brasil e o nosso maior interesse é implantar mais casinhas como essas nas escolas”, falou Natália.

A escola Frei Mário Monacelli atende 585 alunos com idades entre 4 e 15 anos, matriculados no ensino infantil e ensino fundamental do 1º ao 9º ano.

A professora do 2º ano, Rosa Amélia da Silva, disse que a casinha é um estímulo a mais para desenvolver a leitura nas crianças.

“Essa casinha vai desenvolver ainda mais o estímulo à leitura e à criatividade das crianças. Os meus alunos gostam muito das fábulas e tudo isso tem na casinha, que veio em um momento necessário”, mencionou a educadora.

A unidade Áureo Nonato também recebeu o projeto. A escola atende 1.595 alunos do ensino fundamental 1 e 2. E na quinta-feira, 28/10, os mais de 60 alunos matriculados na Escola Canaã 2, na comunidade Julião, zona Rural Ribeirinha, também receberão a Casinha de Livros.

Projeto

A atende à Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que estabelece a obrigatoriedade de haver uma biblioteca em instituições de ensino de todo o país. O projeto também auxilia no processo educacional, na redução do analfabetismo e na formação de um público consumidor de cultura.

O secretário de Educação, Pauderney Avelino falou sobre a importância de escola ter um espaço lúdico para o desenvolvimento da leitura e aprendizagem.

“Estamos bastante satisfeitos em inaugurar essas casinhas em nossas escolas, pois, é nesse espaço lúdico que as crianças terão conhecimento sobre a literatura infantil”, declarou o secretário.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.