Seminário de Letras/Ufam aborda produção literária feminina invisibilizada

Compartilhe:

“Da margem, as vozes: mulheres escritoras e sua força excêntrica”. Esse é o tema do VII Seminário de Literatura de 2021 (VII SeLit 2021), realizado pelo curso de Língua e Literatura em Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas Ufam).

O evento ocorrerá no dia 19 deste mês e enfatizará a produção de mulheres invisibilizadas pelo cânone.

O Seminário será transmitido pelo meet: os links estarão disponíveis a partir do dia 16 de novembro, na página do CECLA, no instagram: https://instagram.com/ceclaufam?utm_medium=copy_link e no facebook: https://m.facebook.com/pg/CECLA/posts/ .

O evento compõe o calendário de eventos do Curso de Língua e Literaturas em Língua Portuguesa (CLLP), contando com a realização do Grupo de Pesquisa Relações de Gênero, Poder e Violência em Literaturas de Língua Portuguesa e do GEPELIP. São três eventos que acontece no dia 19 de novembro, das 18h às 21h: o ‘VII SeLit, II Mostra Procad Amazônia e III Mostra de Pesquisa: Literatura em destaque’.

O Seminário contará com três convidadas que, além de pesquisadoras e professoras, lidam com a materialidade do livro:

A professora Maria do Rosário Alves Pereira coordena um grupo de edição no Cefet, de Minas Gerais, e contribuiu na reedição do romance Lésbia, cuja primeira edição data de 1890;

A professora Heleine Fernandes de Souza é poetisa e pesquisadora, tendo seu livro A poesia negra-feminina de Conceição Evaristo, Lívia Natália e Tatiana Nascimento, publicado pela Editora Malê, em 2020, e Nascente, sua estreia em poesia, publicada este ano pela editora Garupa;

A professora Fernanda Rodrigues de Miranda teve sua tese premiada com o Prêmio Capes de Teses 2020, na área de Letras e Linguística; sua pesquisa estabelece o recorte de 1859 até 2006, analisando a produção de autoras negras brasileiras.

Já é tradição o SeLit abrigar a mostra de pesquisas realizadas pela Iniciação Científica da Flet e, nesta edição, abriga a III Mostra de pesquisa: Literatura em destaque, com diversas pesquisas na área da Literatura e da análise do discurso.

Junto ao VII SeLit, a novidade será a II Mostra Procad Amazônia (Ufam-UEA-UnB): Amazônia – Escrita Possíveis: memória, interpretação, alteridades, quando pesquisadores que compõem o projeto apresentarão resultados parciais das pesquisas realizadas.

Não será necessário realizar a inscrição antecipada. Isso ocorre durante as palestras, será afixado um formulário de inscrição, a partir do qual será emitido um certificado aos ouvintes.

Ver programação da III Mostra de pesquisa: Literatura em destaque


Fonte: Ufam/Ascom

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.