Ufam sedia congresso de cinco países para debater epidemias

Compartilhe:

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sedia o IV Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras (IV Cisif) promovido pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam).

O evento inicia-se nesta sexta-feira (12/11), às 18h, e se estende até o domingo (14/11), com um passeio no entorno de Manaus.

O Congresso internacional vai reunir especialistas e autoridades de cinco países para discutir formas de prevenção e combate a pandemias e catástrofes, e a carreira médica de estado como fator estruturante para a saúde do interior.

A solenidade de abertura será no auditório Eulálio Chaves, com a presença de autoridades civis e militares, comitivas formadas por médicos de outros estados e países, especialistas em temas da área da saúde e convidados.

O IV Cisif será no formato híbrido e terá ciclos de palestras, debates e homenagens a médicos vítimas da Covid-19.

No sábado, 13, a programação conta com uma jornada de palestras e debates de diversos temas, a partir das 8h, no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), bloco1, com representantes da Bolívia, Espanha, México, Portugal e Venezuela.

Para discutir os desafios e os dilemas ante a maior catástrofe pandêmica da saúde mundial, esse ano o evento traz como tema A carreira médica como fator estruturante para a saúde do interior e Planejamento estratégico para a prevenção e combate a pandemias e catástrofes.

O IV Cisif tem como objetivo fazer um reestudo das três primeiras edições. Por conta do contexto atual, que afeta o mundo, é necessário buscar estratégias de prevenção e combate à doenças infectocontagiosas e catástrofes naturais ou provocadas pelo homem.

“Diante do cenário atual, se faz necessário uma melhor preparação dos profissionais da saúde desde a graduação, pós-graduação, além de uma necessária interação com instituições como as Forças Armadas, Defesa Civil, Ministério da Saúde, dentre outras”, defende o presidente do Simeam, Mario Vianna.

Com base nas carreiras típicas de estado, o IV Cisif volta a reafirmar a importância da carreira médica de estado como forma de minimizar os problemas dos municípios do interior do Amazonas que sofrem com a falta de recursos humanos e estrutura para o atendimento a população.

Voltado para todos os profissionais da saúde, o evento contará com representantes a nível nacional e internacional, estudantes, além de autoridades da área de gestão da saúde e de outras atividades de interesse na melhoria da qualidade da saúde pública no Amazonas, fronteiras, Brasil e dos países da Latino–Ibero–América e do Caribe.

Inscrições podem ser feitas pela plataforma www.symplca.com.br. Informações 9 9461-8006.

Programação

12/11– Solenidade de abertura a partir de 18h, com atração musical e coquetel.

13/11– Ciclos de palestras e debates a partir de 8h.

14/11– Passeio turístico no entorno de Manaus.


Fonte: Ufam/Ascom

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.