Feira de HQs do Largo vai contar com autores de obra indicada ao Prêmio Jabuti

Compartilhe:

O 3º Quadrinhos do Largo de Sebastião vai ser realizado nos dias 26, 27 e 28 deste mês, das 18h às 21h, com a participação de autores da obra Ajuricaba, indicada ao Prêmio Jabuti 2021, na categoria História em Quadrinhos.

A referência do evento é a Banca do Largo, no entorno do Teatro Amazonas, onde os quadrinhistas apresentam suas obras autorais e desenvolvem atividades de divulgação das HQs para o público manauara, inclusive interagindo com os amantes do gênero.

“É a hora de retomada das HQs”, afirma Ademar Vieira, roteirista de Ajuricaba. A obra conta ainda com as autorias de Jucylande Júnior (desenhista), Tieê Santos (arte-finalista) e Ana Valente (autora da capa).

“Ajuricaba reforça a ideia de que o imaginário amazônico é o caminho que nos leva mais longe”, explicou Vieira.

Obra também está indicada ao Prêmio HQMIX, por intermédio de Jucylande Júnior, na categoria desenhista. O HQMIX é o concurso de maior prestígio entre os quadrinhistas brasileiros.

Em 2018, a HQ A última flecha esteve em destaque no prêmio, por conta do roteiro de Emerson Medina.

Essas menções aos HQ ambientados no imaginário amazônico são indicativos, segundo Vieira, que confirmam a revisão temática dos quadrinhos no Amazonas. “Antes havia mais artistas ligados à cultura pop internacionais. Hoje já pensamos também no imaginário amazônico”, disse.

Ajuricaba tem como protagonista o índio manaos que comandou a resistência, no século 18, contra o colonizador português.

Suas estratégias e táticas consideravam paz a outros povos aliados e guerra aos não aliados. Aliado dos holandeses, dos quais recebia armas, sofreu feroz resistência das tropas portuguesas, que o prenderam em um navio, para julgá-lo em Belém.

Consta que, para não morrer na cadeia, Ajuricaba preferiu se jogar no encontro das águas do rio Negro com o rio Solimões.

Sua fama virou lenda, mas, Ademar Vieira, na sua pesquisa histórica, encontrou um Ajuricaba de carne e osso, um herói de verdade, com inteligência e destreza política para conduzir vários povos contra Portugal.

O livro HQs Ajuricaba está à venda na Banca do Largo.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.