Presidente da ABL diz que verdadeira riqueza do Brasil é a diversidade cultural

Compartilhe:

O presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Lucchesi, disse em Manaus, neste domingo (14/11), que o ingresso da atriz Fernanda Montenegro e do cantor e do compositor Gilberto Gil na academia são mudanças que representam segmentos e pensamentos contemporâneos.

Não se trata, segundo ele, de uma gestão inovadora e renovadora, mas da atenção que a instituição dá às mudanças ocorridas na sociedade nos últimos anos. Lucchesi acredita que é o momento que determina mudança de postura da entidade e não apenas uma gestão.

Sua visita a Manaus está vinculada a esse propósito de aproximar a ABL, uma das mais respeitadas instituições de intelectuais brasileiros, das diversidades culturais s do País.

“Fiz questão de vir a Manaus antes do fim do mandato por três motivos: conhecer a terra de amigos queridos; reduzir as distâncias e aproximar dos nossos grandes valores culturais; além do ecológico. Aliás, o país que tem 300 línguas tem o soft power , a verdadeira riqueza e não o minério”, ressaltou.

Luchesi visitou a Mostra de Arte Indígena e se reuniu com líderes e artistas indígenas manauaras, na sede do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), no Palácio Rio Branco, e visitou o Museu da Memória Indígena de Manaus, na Praça Dom Pedro II.

Ele também conheceu o Encontro das Águas e almoçou com intelectuais da cidade.

Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, a presença do poeta Marcos Lucchesi em Manaus é simbólica, pelo interesse crescente pela Amazônia e a força de seu imaginário.

“O escritor realiza um antigo sonho de conhecer a região e suas populações ancestrais. Sua boa vontade em aprender e capacidade de dialogar com os artistas e lideranças indígenas comoveu a todos”, disse.

O presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, destacou a importância da visita do presidente da ABL, pelo ineditismo e reconhecimento dos valores culturais que Lucchesi reconhece e resgata em sua gestão.

“A gestão do prefeito David Almeida é de resgate e valorização da cultura ancestral, que vai ao encontro da política e ação da ABL”, afirmou.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.