Edna Castro recebe o título de Professora Emérita da UFPA nesta sexta-feira

Compartilhe:

Nesta sexta-feira (19/16), às 16h, professora e pesquisadora

Edna Maria Ramos de Castro vai receber o título de Professora Emérita da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O evento ocorrerá no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) e será aberto ao público, observando-se o respeito aos protocolos de biossegurança do bandeiramento verde.

A concessão do título foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), em julho de 2020.

O título foi proposto pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA). Com uma trajetória de mais de 30 anos na Universidade Federal do Pará (UFPA), especialmente no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), Edna Castro é a 50ª  docente da instituição que receberá a honraria.

O título é concedido a professores(as) com reconhecida atuação acadêmica e científica. O adjetivo emérito é derivado da palavra em latim emeri, que significa ganhar através do serviço.

Trajetória

Graduada em Ciências Sociais pela UFPA e doutora em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, Edna Castro já foi professora das Universidades de Montreal, no Canadá; Le Havre, na França; da UnB, em Brasília, e da UFPA.

Atualmente, mesmo aposentada, ainda atua como professora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU/Naea), do qual foi a primeira coordenadora, e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/IFCH), ambos da UFPA.

A professora também foi coordenadora geral do Naea; presidenta da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR); diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); conselheira da SBPC; diretora da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) e atualmente é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.