Programação do Mundo Encantado do Natal chega a 20 municípios

Compartilhe:

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa lançou nessa quinta-feira (18/11), a campanha O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria, com programação em diversos bairros da capital e em 20 cidades do interior do estado.

Entre os destaques também estão a tradicional decoração do Largo de São Sebastião; o espetáculo Um Presente para o Natal, no Teatro Amazonas; o projeto Povos Criativos: Feira de Economia Criativa – Edição de Natal, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia; e o Natal nos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis).

Municípios

Dez cidades vão receber árvores de Natal e uma programação especial, com a participação da população.

São elas: Itacoatiara, São Sebastião do Uatumã, Novo Airão, Barcelos, Coari, Tabatinga, Tapauá, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira e Alvarães.

A decoração vai contar também com um cenário para fotos, em alusão à tradição dos cartões natalinos. Ao lado de cada árvore será disposto um painel temático, confeccionado no formato de um cartão de Natal e com iluminação de LED.

Em cada local também será realizada uma parada com os personagens natalinos.

Natal Itinerante

Já Silves, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Autazes e Iranduba vão receber o “Natal Itinerante”, com intervenções artísticas de contação de histórias, shows musicais, parada com o Papai Noel, Mamãe Noel e demais personagens natalinos. A atividade também vai ser realizada em cinco bairros da capital: Viver Melhor, Jorge Teixeira, Cidade de Deus, Novo Aleixo e Nova Vitória.

Numa carreta palco, a Companhia Metamorfose vai exibir, durante uma hora, a peça A Caravana Mágica do Natal, com oito atores se revezando em cena para apresentar o significado dos símbolos de Natal.

Teatro Amazonas

A apresentação do espetáculo Um Presente para o Natal, no Teatro Amazonas, acontece no período de 10 a 23 de dezembro.

O musical, com direção de Jean Palladino, traz a história de Ana para falar sobre o significado do tempo, a necessidade de olhar para o agora e viver o presente.

Para assistir ao espetáculo, o público vai precisar agendar pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Largo de São Sebastião

A tradicional programação no entorno do Largo de São Sebastião vai contar com decoração especial, espetáculos dos Corpos Artísticos, apresentações artísticas de diversas linguagens e de grupos participantes do Festival Amazonas de Corais (Famcor), paradas com personagens natalinos e Feira de Economia Criativa.

Fábrica do Papai Noel

Neste ano, o encontro com o Bom Velhinho vai ser em um local diferente: na Fábrica do Papai Noel, instalada no Centro Cultural Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro.

Na visita, as crianças vão conhecer diversos setores onde os brinquedos são fabricados e, também, o ateliê da Mamãe Noel. A garotada ainda pode se tornar ajudante do Papai Noel.

 

A visitação vai acontecer de terça a domingo, das 17h às 21h, mediante agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Cetis

As apresentações também vão chegar aos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis), nas zonas norte, leste, oeste, centro-oeste e sul de Manaus e nos municípios de Iranduba, Parintins, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Nhamundá e Envira.

No total, são quatro espetáculos: Uma Carta de Natal, Uma Árvore de Natal, Natal Caboclo e Tonho e Paco no Caminho do Menino Jesus, produzidos pela equipe do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

Natal nos parques

Os parques Jefferson Peres e Rio Negro também vão receber programação especial, com apresentações artísticas, parada natalina e de grupos participantes do Festival Amazonas de Corais (Famcor).

Povos Criativos

Até o dia 19 de dezembro, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA, na avenida Silves, 1.222, Distrito Industrial) vai sediar o Povos Criativos: Feira de Economia Criativa – Edição de Natal, com 40 expositores de segmentos como gastronomia, artesanato, sebo, arte indígena, design gráfico, antiquário, além de apresentações artísticas.

A programação acontece sempre aos domingos, das 9h às 17h, com entrada gratuita. A proposta é apoiar os empreendedores criativos e garantir trabalho e renda neste final de ano.

Edital

Para compor a programação das atividades na capital, a AADC lançou edital de credenciamento para intervenções e apresentações artísticas com temática natalina, dividido em quatro modalidades: Teatro, Música, Circo e Dança.

Podem participar do processo pessoas física e jurídica. O edital, a ficha de inscrição e os anexos estão disponíveis no site da AADC (https://www.agenciacultural.org.br/site/licitacoes/chamamentos-credenciamentos/publicacoes-de-chamamentos-credenciamentos-2021/).

Confira a programação completa

Natal Itinerante

  • 21 de novembro – Rio Preto da Eva
  • 25 de novembro – Novo Aleixo
  • 26 de novembro – Viver Melhor
  • 2 de dezembro – Jorge Teixeira
  • 3 de dezembro – Cidade de Deus
  • 5 de dezembro – Silves
  • 12 de dezembro – Presidente Figueiredo
  • 16 de dezembro – Nova Vitória
  • 17 de dezembro – Iranduba
  • 19 de dezembro – Autazes

Natal nos Municípios

  • 3 de dezembro – Coari
  • 5 de dezembro – São Sebastião do Uatumã e Novo Airão
  • 8 de dezembro – Barcelos
  • 9 de dezembro – Itacoatiara e Tabatinga
  • 10 de dezembro – Tapauá e Humaitá
  • 11 de dezembro – São Gabriel da Cachoeira e Alvarães

Inauguração da Decoração do Largo de São Sebastião

Quando: Dia 28 de novembro

Horário: 18h

A Fábrica do Papai Noel

Quando: De 28 de novembro a 23 de dezembro

Onde: Centro Cultural Palácio da Justiça (Avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro)

Horário: Das 17h às 21h

Agendamento a partir de 22 de novembro em cultura.am.gov.br

Espetáculo Um Presente para o Natal

Quando: De 10 a 23 de dezembro

Onde: Teatro Amazonas

Horário: De terça a sábado, às 20h; aos domingos, às 11h e às 19h

Agendamento a partir de 3 de dezembro em cultura.am.gov.br e teatroamazonas.com.br

Povos Criativos: Feira de Economia Criativa – Edição de Natal

Quando: Todos os domingos até 19 de dezembro

Onde: Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Horário: 9h às 17h

Natal nos Parques

11 de dezembro – Parque Jefferson Péres

18 de dezembro – Parque Rio Negro

Natal nos Cetis

Programação exclusiva para alunos e colaboradores

  • 29 de novembro – EETI Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e Silva (Iranduba)
  • 30 de novembro – Ceti Marcantonio Vilaça 2
  • 1º de dezembro – Drª Zilda Arnes Neumann
  • 2 de dezembro – Ceti Elisa Bessa Freire
  • 2 de dezembro – Ceti Dep. Gláucio Gonçalves (Parintins)
  • 3 de dezembro – Ceti Senador Petrônio Portella
  • 3 de dezembro – Escola Estadual São José Operário (Parintins)
  • 6 de dezembro – Ceti João dos Santos Braga
  • 7 de dezembro – Ceti Garcitylzo Lago e Silva
  • 8 de dezembro – Escola Estadual Professora Maria Isabel dos Santos (Boa Vista do Ramos)
  • 9 de dezembro – Ceti Aurea Pinheiro Braga
  • 9 de dezembro – Ginásio Poliesportivo Eduardo Braga (Barreirinha)
  • 10 de dezembro – Ceti Gilberto Mestrinho
  • 10 de dezembro – Ginásio Poliesportivo Edney Rocha (Nhamundá)
  • 10 de dezembro – EETI Benedita Barbosa e Souza (Envira)

Parcerias

O projeto faz parte do programa +Cultura, realizado em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), TV Encontro das Águas e Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA).

O secretário Marcos Apolo Muniz destaca que as atividades vão gerar emprego e renda para trabalhadores da cadeia produtiva da cultura e da economia criativa. Ele comenta que todo roteiro foi pensado para contemplar o máximo de pessoas, entre trabalhadores da cultura e economia criativa, artistas e público.

“Estamos aqui, diretamente da Central Técnica de Produção, que é onde a magia acontece, a nossa fábrica de sonhos. Aqui, você está encontrando dezenas, centenas de profissionais, artistas de todas as áreas atuando para que a gente possa levar até a população o nosso Mundo Encantado do Natal. Neste ano a gente está com a programação ampliada, diferenciada, diversificada e com uma difusão impressionante”, comenta.

Marcos Apolo destacou os trabalhos no entorno do Teatro Amazonas. “O Largo de São Sebastião vai receber uma decoração especial, diferenciada que a gente fez justamente para que a gente pudesse ampliar nossa capacidade de contratação. São quase 600 profissionais contratados diretamente, e isso tudo se multiplica a partir do momento que a gente tem um alcance ainda maior, movimentando a engrenagem da economia da cultura”.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.