Trokano/Ufam realiza conferências com especialistas em Comunicação

Compartilhe:

A comunicação na Amazônia, a desinformação, o jornalismo ambiental e a pandemia do Covid-19 são tônicas das palestras do I Simpósio de Comunicação, Cultura e Amazônia científico, a ser realizado no período de 22 a 26 de novembro, em Manaus e Parintins.

Com a participação de palestrantes de renome nacional e regional, o simpósio é realizado pelo Grupo de Pesquisa Trokano da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam) e ocorre de forma presencial e on-line. As inscrições podem ser realizadas por meio do link: https://doity.com.br/comunicacao-cultura-e-amazonia/inscricao.

O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT -2021) e conta com apoio financeiro do Edital Nº 005/2021 do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I) do Governo do Estado do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O coordenador do evento, professor Allan Rodrigues, explicou que a proposta do evento é tratar de questões decorrentes do tema Comunicação e Transversalidade na Pesquisa e na Inovação na Amazônia.

 

“A finalidade dessas atividades é promover discussões sobre as interfaces da comunicação com as demais áreas do conhecimento, como a informação, a sociologia, a antropologia e outras”, destacou.

Wilson da Costa Bueno,, jornalista e professor sênior da USP

Programação das palestras

A conferência de abertura acontece na próxima segunda-feira (22/11), às 19h (horário Manaus), no auditório da Faculdade Boas Novas, com o tema Pesquisa em Comunicação e Cultura na Amazônia.

A palestra será conduzida pela professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Maria Ataíde Malcher, e pelo professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Allan Rodrigues.

Os inscritos podem acessar a conferência de forma presencial, desde que estejam com as duas doses da vacina contra a covid-19 atualizadas.

A programação de palestras tem sequência no dia 24/11, às 19h, com transmissão pelo Youtube do Portal da Ciência, com a abordagem sobre Jornalismo Científico e Ambiental em tempos de desinformação, a ser feita pelo pesquisador e autor de livros sobre a temática, Wilson da Costa Bueno, jornalista e professor sênior da Universidade de São Paulo (USP).

Ainda na quarta (24/11), às 20h, ocorre a discussão sobre Desinformação em tempos de pandemia, de forma online, sob a condução da pesquisadora Pollyana Ferrari, professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), do pesquisador Daniel Reis Silva, professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, e do jornalista Gerson Servero de Oliveira Dantas, do Portal Real Time. A coordenação da atividade é do jornalista Raphael Henrique Cortezão, do Ministério Público Federal (MPF).

No dia 25/11, a conferência Folkcomunicação e Estudo de Gênero, será realizada no Auditório do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na cidade de Parintins (a 369 km de Manaus), a partir das 19h, com a condução da professora Karina Janz Woitowicz, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e com coordenação da atividade pelo professor Adelson da Costa Fernando, do Icsez/Ufam.

A comunicação digital e interfaces culturais será abordada em uma discussão envolvendo especialistas da área no I Simpósio de Comunicação, Cultura e Amazônia, no dia 26/11, às 20h15, no auditório do Icsez da Ufam/Parintins, com as professoras Soriany Neves (Ufam) e Maria Ataíde Malcher (UFPA).

Além dessa programação de palestras, o evento também conta com mesas-redondas, minicursos e oficinas síncronas (online) e apresentações de pesquisa em Grupos de Trabalho.

Confira no site a programação completa: https://doity.com.br/comunicacao-cultura-e-amazonia/calendario.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.