Idam avalia produtividade das plantações de café de Rio Preto da Eva

Compartilhe:

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) estão avaliando a produtividade e os hectares cultivados da cafeicultura do município de Rio Petro da Eva (a 57 quilômetros de Manaus).

As fazendas de café estão sendo visitadas por técnicos da instituição, como o apoio da Prefeitura do município, o os resultados desse trabalho serão apresentados 1º Workshop de Café, marcado para esta quarta-feira (24/11).

Com estes dados, espera-se obter uma noção aprofundada do potencial do município para o setor, segundo avalia o gerente da unidade do Idam em Rio Preto da Eva, José Maria Frade

“Hoje nossos técnicos visitaram cinco propriedades, que juntas já representam um total de 23 hectares de café plantado em Rio Preto da Eva. São propriedades que trabalham com produção de café, mudas, e, também. agricultores que têm jardim clonal ou viveiro registrado no Ministério da Agricultura”, explicou Frade.

O gerente ressaltou ainda o potencial observado na produção de estacas de café. Segundo ele, três das cinco propriedades visitadas têm uma produção de estacas com o potencial de gerar futuramente cerca de 500 mil mudas.

Frade comentou ainda sobre o workshop, que está agendado para a quarta-feira da próxima semana.

“Será uma atividade muito importante, porque já identificamos apenas aqui em Rio Preto da Eva 60 produtores com forte interesse em investir na cultura do café. Acreditamos que com este workshop poderemos dar aos agricultores interessados o direcionamento e esclarecimentos básicos para que comecem a plantar café em seus terrenos”.

Workshop de Café

Além de reunir produtores de Rio Preto da Eva, a proposta do evento é convidar também os agricultores de outros municípios da Região Metropolitana de Manaus, entre eles São Sebastião do Uatumã, Urucará, Silves e Itapiranga.

A iniciativa oferecerá uma série de palestras que abordarão todos os aspectos da cafeicultura, como boas práticas de plantio, a importância dos clones, diagnósticos e noções de mercado e comércio.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.