Mostra de teses do PPGSCA/Ufam acontece nesta sexta-feira (3/12)

Compartilhe:

Nesta edição de 2021, a Mostra de teses do PPGSCA: novas abordagens, novos enfoques terá a presença do professor Celso Augusto Torres do Nascimento que abordará a temática: Economia solidária e cooperativismo no contexto rural: o trabalho autogestionaria da Associação dos Moradores dos Produtores Rurais na Comunidade N.S. Aparecida (Aproducida).

O evento será transmitido online nesta sexta-feira, 3, por meio do link: https://bit.ly/31gHBIZ

A inscrição pode ser feita através do link: https://forms.gle/y5MZTJztMbUEBrGi8

De acordo com a coordenadora, professora Marilene Correa, a Mostra tem como objetivo divulgar a produção intelectual do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultural na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/Ufam) por meio das teses.

Promovido pelo Laboratório de Ciências Sociais e Interdisciplinaridade, o evento tem a função de ampliar o repertório de pesquisa, informar a sociedade sobre as pesquisas de interesse social que são desenvolvidas e apresentar o perfil de doutores em Processo Sócio-Cultural da Amazônia, foco dos cursos de mestrado e doutorado, acrescentou a docente.

A Mostra de teses teve início em 2020 com expressiva participação.

“A mostra é um dos projetos do Laboratório de Ciências Sociais e Interdisciplinaridade na Amazônia que integra o conjunto dos cinco laboratórios do PPGSCA, os quais se constituem em intervenções pontuais de contribuição dos pesquisadores dentro da agenda do Programa”, expôs a coordenadora.

Marilene Correa disse que o Laboratório teve sua implantação em 2017 com a estruturação interna do Programa e, seguiu seu processo de implantação ocorreu até 2019. No ano seguinte, em 2018, houve a introdução de um projeto que tinha como objetivo trazer cursos e seminários inovadores, inéditos tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Ela exemplifica o Seminário do Pensamento Ecocrítico que resultou em uma oficina e disciplina abordando a temática que foi ministrada no Centro de Ciência do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (CCASA).

No mesmo ano, foi realizado o I Seminário de Introdução à Antropologia das Técnicas, que teve como palestrante o professor Olivier Meunier da Universidade D’Artois – França que a partir daí teve a realização de  Seminários de pesquisa.

Em 2020, foi desenvolvido projeto juntamente com a Universidade de Granada (Espanha) no qual teve a participação de representantes de 15 universidades brasileiras e pesquisadores de diferentes universidades estrangeiras.

O projeto tratou a temática sobre Questões Inovadoras no domínio da Antropologia Física e Arqueologia.

A professora Marilene Correa informa ainda que quem participar das atividades semestrais do Laboratório terá direito a certificação, assim como quem participar de alguma outra atividade terá atestado de freqüência.

Sobre o professor

Celso Augusto Torres do Nascimento é doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pelo PPGSCA/Ufam. É pesquisador do Grupo GEPOS – Grupo de Estudos, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, política e poder – vinculado à Ufam/CNPq, coordenado pelo Profa. Dra Iraildes Caldas Torres. Mestrado em Sociedade e Cultura da Amazônia pelo PPGSCA/UFAM em 2005.

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Superior do Estado do Amazonas – CIESA em (1993) e graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Católica Dom Bosco – MS (1998).

Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas cooperativas, gestão, renda, cidadania, comunidade, formação política, direitos, população e justiça social.

É sócio-fundador da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Economia Solidaria (ABPES), com sede em São Paulo na FEA/USP. https://orcid.org/0000-0003-4399-1265


Fonte: Ufam/Ascom

Texto: Sebastião de Oliveira

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.