Cetam lançou nove publicações para orientar a educação profissional

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O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) lançou nove publicações voltadas à área da educação profissional, em 2021.

Os escritos servirão para nortear as equipes da instituição na aplicação dos cursos técnicos, de qualificação profissional e especializações técnicas ao longo dos próximos anos.

São eles:

  1. Manual dos Gestores das Unidades de Educação Profissional e Tecnológica (UEPTs);
  2. Manual acadêmico do estudante;
  3. Manual acadêmico do docente;
  4. Manual acadêmico de estágio profissional supervisionado dos cursos técnicos e especializações técnicas de nível médio das UEPTs;
  5. Diretrizes Pedagógicas Institucionais;
  6. Regimento interno do Cetam;
  7. Guia metodológico para o ensino remoto”;
  8. Catálogos de cursos técnicos
  9. Catálogos de cursos de qualificação profissional.

Em 2021, houve a revisão dos dois catálogos de cursos do Cetam: o que é voltado à formação técnica e o que trata da qualificação profissional.

Neles, todos os 411 cursos disponíveis no Cetam estão detalhados, desde a duração (carga horária) até o conteúdo programático e locais onde os formandos poderão atuar.

Desses 411 cursos, 81 são técnicos, 54 são especializações técnicas de nível médio e 276 são cursos de qualificação profissional.

Ambos estão disponíveis em PDF, no site do Cetam (www.cetam.am.gov.br) e podem ser acessados a qualquer momento por quem tiver interesse em cursar algum deles.

O Manual dos Gestores das Unidades de Educação Profissional e Tecnológica (UEPTs) contém um conjunto de orientações voltadas às atividades de gestão nas unidades. O objetivo da publicação é orientar na organização das ofertas dos cursos, proporcionando melhor conhecimento e organização nas estratégias para maior eficiência e eficácia nos processos administrativos e acadêmicos.

O Manual acadêmico do estudante foi elaborado para que todos tenham acesso às informações que dizem respeito às normas acadêmicas, questões de natureza pedagógica e legislações que orientam o ensino, a extensão e a pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica.

Orientações

Constam no Manual Acadêmico do Docente um conjunto de orientações voltadas às suas atividades na execução dos cursos.

A intenção é subsidiá-los quanto aos procedimentos acadêmicos e administrativos propostos pela instituição, seus direitos, deveres e o regime disciplinar, proporcionando melhor conhecimento e organização na aplicação das estratégias didático-pedagógicas.

O Manual acadêmico de estágio profissional supervisionado dos cursos técnicos e especializações técnicas de nível médio das UEPTs expressa um conjunto de orientações práticas sobre as atividades obrigatórias de estágio enquanto componente curricular.

A publicação Diretrizes Pedagógicas Institucionais é uma referência importante e norteará todo o processo acadêmico da Educação Profissional e Tecnológica, que envolve o  planejamento,  a  execução  e  avaliação,  dentro  de concepções e fundamentos teóricos, metodológicos e epistemológicos, preconizados nas bases legais da Educação Profissional e Tecnológica Nacional.

Cleide Porto, coordenadora pedagógica do Cetam. Fotos: Cetam/Cleudilon Passainho

Compromisso

Segundo o diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto, as publicações são um trabalho intersetorial do Cetam, para a orientação das atividades e, também, para garantir um melhor atendimento dos alunos.

“Os guias institucionais reiteram o nosso compromisso com as metas da educação profissional de forma colaborativa e transparente.”

O professor José Augusto reforça que foi graças ao Guia metodológico para o ensino remoto, uma das publicações, que as aulas puderam ser retomadas, de modo virtual, na capital e interior do estado.

O guia foi elaborado pelo Cetam e lançado em fevereiro deste ano. Ele norteou gerentes e instrutores a darem prosseguimento aos cursos, sem prejuízo aos alunos.

As publicações foram organizadas pela professora Cleide Porto, coordenadora pedagógica do Cetam.

“A leitura atenta destes manuais deve ser realizada no início e durante toda a execução do curso, considerando que se trata de um instrumento norteador para a organização da jornada acadêmica. Neles estão contidas informações que contribuirão para o bom desempenho do aluno ao longo do curso”, disse Cleide.

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