Estudantes da Praça 14 lançam obra coletiva sobre imaginário amazônico

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A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na manhã desta quarta-feira (15/12), o lançamento da 3ª edição do livro Histórias do Coração, na biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista (Centro).

A obra conta histórias envolvendo personagens do imaginário e do cotidiano amazônico, nos quais se sobressaem a mandioca, o açaí, o rio Amazonas, o poraquê, a pororoca e o mapinguari.

Os autores são 32 alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental da escola municipal Sagrado Coração de Jesus (Praça 14).

A consultora de vendas Patrícia de Oliveira Santiago, 30, mãe da aluna do 3º ano Ellen Victoria Santiago Lemos, 9, ficou encantada pela participação de sua filha no livro com a historinha A lenda da formiga saúva.

“A gente sabe que isso é muito importante para o incentivo à leitura. Ela poder estar se expressar com o mundo hoje em dia, isso é muito importante e agradeço muito à escola. Fico muito lisonjeada por ela ter sido escolhida como uma das crianças, porque é bom para os estudos, para quem vai ler e para ela”, comemorou.

Com a historinha da lenda Matinta Pereira, o aluno do 3º ano, Davi Lanhellas Rodrigues, 8, também participou do livro.

“Foi uma experiência muito boa. Nós descobrimos novas lendas, como a da cobra grande, do pirarucu, e ninguém não sabia delas, porque estavam esquecidas. Nunca pensei que pudesse fazer parte desse momento com outros colegas, de fazer parte do livro”, disse.

A primeira edição foi lançada em 2019, com a participação dos alunos com a elaboração de poesias sobre a pandemia da Covid-19. O segundo livro, ano passado, abordou como tema os relatos de experiências dos alunos, ainda, seguindo as recomendações sanitárias, em razão da Covid-19.

Leitura permanente

O livro faz parte do projeto desenvolvido na biblioteca da escola e tem como objetivo estimular um processo de leitura permanente. Além de contribuir para uma análise crítico-interpretativa dos textos para que estejam continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem sujeitos criativos na produção de textos e críticos na interpretação e compreensão textual.

Para o diretor da escola, Carlos Sales, o trabalho pedagógico realizado com os alunos conseguiu bons resultados com a 3ª edição do livro, mesmo com as dificuldades ainda enfrentadas pela pandemia.

“A principal importância dessa publicação trazendo para nossos alunos as lendas amazônicas foi o incentivo à leitura. O primeiro passo foi esse, o segundo foi fazer com que os nossos alunos tenham a oportunidade de conhecer as lendas, um pouco esquecidas por nós educadores e até mesmo pelos familiares. Nossa meta era eles terem o conhecimento de outras lendas, na qual tivessem essa possibilidade”, contou.

O diretor do Departamento de Gestão Educacional da Semed, (Dege), Evaldo Bezerra, disse que ficou satisfeito com o resultado dos alunos com o livro.

“Quero parabenizar a escola, os pais, os nossos alunos envolvidos nesse projeto, que trabalhou a questão das lendas amazônicas, de deixarem o nome na história registrado em nossa cidade com essa obra. O trabalho desperta nos alunos o interesse pela leitura e escrita. Tenho a certeza que esse trabalho estará fluindo muito bem na nossa rede de ensino e, futuramente, teremos nossos escritores amazonenses, partindo desse trabalho inicial na escola”, completou.

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