Embaixada da Irlanda no Brasil homenageia a obra Ulysses em concurso

Compartilhe:

 

A Universidade Federal do Pará, juntamente com outras 17 universidades brasileiras, participará do concurso cultural “Ulysses 100 Pelos Olhos Brasileiros”. Promovido pela Embaixada da Irlanda no Brasil, o concurso tem por objetivo comemorar o centenário da publicação de Ulysses, romance do escritor irlandês James Joyce. A participação é aberta a estudantes de graduação e pós-graduação.

Para participar, os(as) candidatos(as) devem criar um projeto de pintura mural inspirado em um dos episódios do romance Ulysses. Aos alunos (as) da Universidade Federal do Pará caberá interpretar visualmente o oitavo episódio da obra, denominado Lestrigões.

As candidaturas podem ser realizadas de forma individual ou em grupo, por meio do preenchimento de formulário de inscrição, acompanhado do esboço do mural, ambos encaminhados para o e-mail eventsbrasilia@dfa.ie até o dia 31 de março de 2022. O projeto selecionado receberá um prêmio de dois mil reais, acrescido de no máximo o mesmo valor destinado à execução do mural submetido pelo (a) vencedor(a) do concurso. Uma vez que o resultado seja divulgado, a pintura do mural, a ser executada pelo (a) candidato (a) vencedor (a), deve estar pronta até 15 de maio de 2022.

Ulysses – A obra literária conta a história de um dia na vida de vários personagens em Dublin, no dia 16 de Junho de 1904. Ao longo dos capítulos Joyce descreve os dilemas e as adversidades de todos os personagens e transforma um dia cotidiano em algo excepcionalmente interessante.

Conhecido pelo seu uso experimental da linguagem, inventando novas palavras e dando sentindo a outras, o autor James Joyce se utiliza de diversos estilos narrativos e sua obra é repleta de modernidades, símbolos e referências.

Curso preparatório – Com o objetivo de auxiliar os (as) interessados (as) em participar do concurso cultural, o professor da Faculdade de Letras Estrangeiras (FALEM) e do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPA, Otávio Guimarães Tavares, irá ministrar um curso sobre a obra de James Joyce, com ênfase no capítulo que deve servir de inspiração aos (às) candidatos (as) da UFPA.

O curso será realizado de forma presencial, nos dias 26 e 27 de janeiro de 2022, das 9h às 12h, no auditório do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPA. As inscrições para o curso podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário disponível aqui.


Fonte: UFPA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.