Rever o turismo global pode representar uma oportunidade no pós-pandemia

A Organização Mundial do Turismo avalia impacto da Covid-19 no setor e traça perspectivas para a retomada e recuperação; agência vê momento para mais harmonização da indústria em nível doméstico, educação sobre o setor e investimentos no ecoturismo.

Compartilhe:

A Organização Mundial do Turismo, OMT, destaca que após as dificuldades nos dois anos da pandemia “repensar totalmente o setor pode representar uma oportunidade”.

A diretora executiva Zoritsa Urosevic, declarou, no entanto, que a retomada da indústria turística global precisa de cooperação internacional e novas ideias.

Pandemia

A agência das Nações Unidas integrando 160 Estados-membros destaca que antes da paralização pela crise houve 1,5 bilhão de chegadas internacionais. A contribuição foi de 7% ao Produto Interno Bruto global.

Com a Covid-19, cerca de 70% da queda nesse rendimento se deveu à interrupção do turismo. Apoiar a recuperação do setor foi destaque na 24ª. sessão da Assembleia Geral da OMT realizada em dezembro, em Madrid.

Pessoas e comunidades dependentes do setor turístico devem potenciar o treinamento. Foto: Pnud Colômbia

A representante apontou que houve uma transformação de muitos países da diversificação do turismo internacional para o doméstico.

A agência está defendendo que este é um momento favorável para uma harmonização nesse aspecto e definiu políticas para ajudar a melhorar a indústria em nível nacional.

Fluxos financeiros 

Outra oportunidade “muito importante para o futuro e para a recuperação” é aproveitar os fluxos financeiros disponíveis ou investir cada vez mais no ecoturismo.

A representante da OMT disse que a agência está receptiva a inovações e tem melhorado a conexão com parceiros como a mídia e redes de ministérios do turismo.

Para as pessoas e comunidades dependentes do setor turístico a sugestão é potenciar o treinamento.

Recuperação do turismo foi destaque na 24ª. sessão da Assembleia Geral da OMT. Foto: Unsplash/Ismail Mohamed – SoviLe

Expectativa de recuperação

Estima-se que nos primeiros sete meses do ano passado o turismo internacional tenha caído 80% em relação aos níveis anteriores à pandemia.

Apesar da melhora relativa no período em relação a 2020, o desempenho esteve bem abaixo de 2019.

Uma análise feita por um Painel de Peritos da OMT sinaliza uma possível recuperação do turismo em 2022.
A situação seria impulsionada pela demanda, principalmente durante o segundo e terceiro trimestre do ano.

Para 2023, a recuperação deverá continuar, mas um retorno de chegadas a níveis de 2019 deverá ocorrer em 2024 ou ainda mais tarde.

*Com reportagem de Bessie Du, da ONU News em Genebra.


Fonte: ONU News

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.