Gestoras da Ufam inspecionam normas de biosegurança em restaurantes

Compartilhe:

A reitora em exercício da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Terezinha Fraxe inspecionou os serviços do Restaurante do setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, na tarde desta segunda-feira (10/), primeiro dia de retomada das atividades presenciais na Ufam.

Ela estava acompanhada da diretora do departamento de Assistência Estudantil (Daest/Ufam), professora Karime Bentes, e da coordenadora dos Restaurantes Universitários/Ufam, professora Klélia Santos,

Durante a inspeção, as gestoras fiscalizaram o atendimento às regras estabelecidas pelo Plano de Biossegurança da Universidade, como o respeito ao distanciamento social de 1,5 m; lavar as mãos com água e sabão por, pelo menos, vinte segundos, retirar a máscara de proteção apenas durante a alimentação, evitar conversas e uso de celular durante as refeições; divulgaram o  levantamento sobre as demandas dos RUs do campus Manaus, consumiram as refeições oferecidas pelo Restaurante Universitário e anunciaram inspeções semanais e mensais.

Inspeções

Terezinha Fraxe afirmou que o importante para a Ufam é trazer todos de volta, com a segurança e o cuidado que todos merecem.

“Estamos aqui nesse dia de retomada das atividades presenciais para ouvir vocês sobre os serviços oferecidos e, também, acompanhar de perto como estão sendo executados. Nada melhor do que estar junto com vocês, para entendermos as necessidades de nossos alunos. Sejam muito bem-vindos e contem com a Ufam sempre. Farei essas inspeções mensalmente. Semanalmente, elas serão realizadas pela professora Karime Bentes, futura pró-reitora de Assistência Estudantil”, anunciou a gestora.

Levantamento

O levantamento sobre as demandas dos RUs do campus Manaus tem o objetivo de estimar a demanda dos Restaurantes Universitários semanalmente.

A coordenadora dos Restaurantes Universitários da Ufam em Manaus, servidora Klélia Santos, destacou que, além de obedecerem a todas as orientações do plano de biossegurança, é muito importante que os alunos respondam o questionário constantemente.

“É através desse levantamento que temos o quantitativo adequado de refeições que devem ser elaboradas, evitando, dessa forma, desperdícios e mantendo a qualidade das refeições fornecidas, ressaltou a gestora dos 4 RU’s da Ufam em Manaus, a saber RU da Faculdade de Medicina, RU da Escola de Enfermagem, RU do setor Norte e RU do setor Sul do campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

Tickets

Ela também orientou que os alunos adquiram o ticket da refeição fora dos horários consumo dos alimentos.

“Para evitar aglomeração, solicitamos que os alunos comprem o ticket fora do horário do consumo. O caixa fica aberto das 6:30 até as 20h no RU do setor Sul para a compra do ticket alimentação”, reforçou.

Demais RUs

Karime Bentes afirmou que, conforme o levantamento demonstre aumento do fluxo de pessoas, o RU do setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho retomará as atividades também.

“É importante que se destaque que estamos com uma nova empresa trabalhando no RU. Conhecíamos as dificuldades da empresa anterior. No momento, aguardamos que o número de alunos seja suficiente para reabrir o restaurante do setor Norte. O RU da Escola de Enfermagem e Medicina estão em pleno funcionamento e os restaurantes universitários das unidades acadêmicas fora da sede irão reabrir, gradativamente, com a celeridade possível”, ressaltou a professora Karime Bentes.

Calouros e veteranos

A aluna do segundo período do curso de Ciências Farmacêuticas Dayane Oliveira Fernandes está feliz por ter as primeiras atividades presenciais na Universidade.

Ela encarou com tranquilidade todas as regras de biossegurança estabelecidas pela Universidade.

“É tudo novo pra mim. Tive minha primeira aula presencial de Bioquímica de Alimentos. O professor apresentou a disciplina. Não houve aglomeração, meus colegas mantiveram a distância adequada, todos estavam de máscara. Demorei um pouco a achar o Restaurante Universitário, mas os seguranças da Universidade me orientaram. Tomei meu café, gostei da refeição oferecida e agora aguardo o almoço. Ainda não sabia do levantamento semanal, mas agora que já sei, vou responder tão logo possível”, declarou.

O aluno Daniel Ribeiro da Silva, do quinto período do curso de Licenciatura em Educação Física, elogiou o empenho da gestão da Universidade em oferecer melhores serviços nos RUs.

“Sou veterano e posso afirmar que está tudo organizado, somos orientados o tempo inteiro acerca das normas de biossegurança, e a comida, está bem melhor. Estou bastante satisfeito!”, declarou o graduando.


Ascom/Ufam

Texto: Márcia Grana

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.