Cristian Mayko é o novo gestor do Arquivo Central da UFPA

Compartilhe:

O Arquivo Central da Universidade Federal do Pará (AC/UFPA) tem novo diretor: o arquivista Cristian Mayko, empossado nesta terça-feira, 11 de janeiro.

O Arquivo Central é um Órgão Suplementar da Reitoria e é responsável por avaliar, selecionar e organizar o patrimônio documental produzido pela instituição, custodiando-o e tornando-o acessível a consultas administrativas.

Também tem como finalidade garantir a preservação da memória histórica e científica da UFPA, protegendo seu acervo arquivístico para servir de referência, informação, prova e fonte de pesquisa.

A transmissão de posse do cargo foi realizada na própria unidade com a presença do reitor Emmanuel Zagury Tourinho, do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva e representantes das pró-reitorias.

A mesa do evento foi formada pelo reitor e pelos servidores Cristian Mayko, novo diretor, e Maria Suely Palheta, gestora anterior. Os demais servidores técnico-administrativos do Arquivo Central também estiveram presentes.

Após 28 anos na gestão do setor, Maria Suely agradeceu a confiança da Universidade durante o período em que esteve na direção da unidade.

Ela foi convidada para participar do projeto de implantação do Arquivo Central da UFPA no ano de 1986 e assumiu a gestão em 1993. A servidora relatou que houve percalços, mas também muitas conquistas.

Era digital

“Passo a função com felicidade e orgulho, pois está na hora dos jovens”, disse Suely, referindo-se a Cristian, que ingressou na Universidade em 2012, primeiramente como aluno do curso de Arquivologia, um dos mais recentes da UFPA, e depois como servidor.

Para ele, o momento de mudança de gestão também marca uma nova etapa para o Arquivo, que agora inicia sua fase digital com a implantação do Processo Administrativo Eletrônico (PAE).

A virada de chave para o formato 100% eletrônico foi coordenada por Cristian: “Agradeço também a confiança e o reconhecimento pelo meu trabalho”, afirmou.

“Espero ainda poder contribuir mais e manter minha aprendizagem na gestão e, assim, entender cada vez melhor sobre os processos organizacionais e os ritos administrativos da instituição”, continuou o diretor.

A expectativa é colaborar institucionalmente com a gestão arquivística, por meio do recolhimento e registro da história e do desenvolvimento da educação superior no estado do Pará, demonstrando a importância da modernização, mas também da preservação da história da Universidade.

Avanço da gestão

Para o reitor Emmanuel Tourinho a transição de gestão do Arquivo Central marca um momento importante de celebração dos avanços já alcançados e de motivação para novas conquistas institucionais.

Destacou a importância do Arquivo Central no sentido de gerir os registros da história da Universidade e também da Educação Superior na Amazônia.

O momento em que o AC protagoniza a mudança para o PAE também representa, para ele, uma mudança na cultura organizacional.

Segundo o reitor, a digitalização é uma nova realidade, que se revela essencial e, por isso, inevitável para o processo de gestão contemporâneo.

A UFPA pretende não apenas seguir fazendo o que já estruturou, mas, também, continuar crescendo e alcançando resultados cada vez melhores. As conquistas acadêmicas e científicas da instituição nos últimos anos têm grande visibilidade externa e só são possíveis porque há grandes saltos na gestão administrativa, financeira, de planejamento e de informação. Temos procurado dar as melhores condições para o trabalho administrativo, inclusive com muitas novas oportunidades de qualificação, pois isso é fundamental para termos uma Universidade melhor e mais eficiente. Temos, hoje, uma nova geração de técnicos e técnicas muito qualificados e comprometidos com a UFPA, que merecem a oportunidade de também assumir funções de liderança na instituição. Estou certo de que o Diretor Cristian Mayko tem esse perfil e realizará um excelente trabalho à frente do Arquivo Central.

Emmanuel Zagury Tourinho, reitor da UFPA

Para saber mais sobre o Arquivo Central da UFPA, acesse o site.


Fonte: Ascom UFPA

Texto: Jéssica Souza

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.