Unesco promove evento global sobre água em megacidades

Compartilhe:

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) promove nesta semana a Conferência Internacional sobre Água, Megacidades e Mudança Global.

O evento online deve reunir mais de 2 mil participantes e busca soluções para o acesso global à água, que se torna preocupante, especialmente nas zonas urbanas.

Desafios 

A agência acredita que a diversidade de conhecimento e de recursos técnicos e financeiros existentes nas megacidades são uma oportunidade para criar soluções inovadoras e garantir o acesso à água e ao saneamento para todas as populações.

De acordo com o secretário do Programa Hidrológico Intergovernamental da Unesco, Abou Amani, o encontro reunirá os atores do setor para construir soluções aos desafios relacionados à água que as megacidades enfrentam, especialmente com as mudanças climáticas e a pandemia.

Unesco promove Conferência Internacional sobre Água, Megacidades e Mudança Global. Foto: Banco Mundiaç/Arne Hoel

Abou Amani reforça que o trabalho realizado nesta conferência ecoa a principal prioridade da Divisão de Ciências da Água da Unesco: usar a ciência para alcançar um mundo com água segura para todos.

Crescimento 

De acordo com a Unesco, até 2030, mais de 1 bilhão de pessoas devem viver em aproximadamente 100 grandes cidades e 60% da população mundial viverá em áreas urbanas.

Atualmente, a proporção da população urbana em algumas regiões já ultrapassa 70% e a projeção é que o crescimento populacional nas próximas décadas seja maior nesses locais, particularmente nas regiões com mais de 10 milhões de habitantes.

A Unesco lembra que megacidades são encontradas em todos os continentes, exceto na Oceania. Elas cobrem diversas áreas geográficas com uma ampla gama de climas e geralmente estão localizados perto de rios, lagos ou mares.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.