Nesam/UEA cria folder sobre patrimônio cultural material do Alto Solimões

Compartilhe:

O Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (Nesam/UEA) desenvolveu um folder informativo sobre o patrimônio cultural material da tríplice fronteira do Alto Solimões.

A região é composta pelos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, no Brasil, que fazem fronteiras com território da Colômbia e do Peru.

O conteúdo foi distribuído nas secretarias de cultura, portos e hotéis das regiões citadas.

No folder consta um mapa artístico da região, fotos de edifícios históricos, igrejas, objetos militares, artes e trabalhos indígenas que contam a história e cultura dos municípios da tríplice fronteira amazônica.

O mapa foi criado pelo artista local, Itayruã Gomes Guida Mano. O objetivo do folder é incentivar políticas públicas que levem à proteção, preservação e valorização dos bens que compõem o patrimônio material local.

“Mais do que trazer um produto exaustivo a respeito do patrimônio cultural material da região, o trabalho busca fomentar discussões e debates sobre o tema, ainda tão pouco abordado”, comenta o professor do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (UEA), Jonas Dias de Souza, que coordenou a elaboração da obra.

O trabalho foi possível graças à aprovação no programa Cultura Criativa/2020, promovido pelo Governo do Amazonas, através da Lei Aldir Blanc – Prêmio Encontro das Artes.

Além do professor Jonas, o folder contou com a participação da equipe de pesquisadores: Rodrigo de Oliveira Braga Reis, Manuela Rodrigues de Souza, Marta Patrícia Ramires Lujan e Maria Luiza da Silva Biê.

Acesse aqui:

Capa

Folder


Fonte: Ascom/UEA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.