Ufam lança livro sobre reflexões e práticas docentes no ensino em Enfermagem

Compartilhe:

Organizado pelas autoras Joice Claret Neves e Nair Chase da Silva, o livro Entre o saber técnico e o saber pedagógico: reflexões e práticas docentes no ensino superior em Enfermagem (Edua/Alexa Cultural) foi lançado nessa quarta-feira (12/1), na Escola de Enfermagem de Manaus (EEM).

A publicação aborda os requisitos necessários para desenvolver uma prática docente crítica-emancipatória, partindo tanto das iniciativas das Instituições Ensino Superior quanto dos docentes.

A obra é financiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam), por meio do Edital nº 24/2020 de incentivo a publicação de livro.

Além da versão impressa, encontrada no site da Alexa Cultural, é possível acessar a obra no formato digital AQUI.

De acordo com uma das autoras e professora da Ufam, docente Joice Claret Neves, o livro é produto da sua dissertação de mestrado intitulada Prática pedagógica dos docentes enfermeiros de um curso de enfermagem de uma IES pública de Manaus – AM, sob orientação da professora Nair Chase da Silva, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem- Mestrado Acadêmico Associado Universidade Estadual do Pará e Ufam, do Grupo de Pesquisa Educação em Saúde e Enfermagem (GPSEn) e Laboratório de Pesquisa em Enfermagem, Saúde e Educação no Contexto Amazônico (Eeducam).

“Quando nós pensamos em fazer uma investigação em torno da Educação e do Ensino, das várias possibilidades, a que mais nos inquietava era a prática docente. Diante disso, decidimos olhar para as práticas vivenciadas dentro de uma Instituição de Ensino Federal, no curso superior de Enfermagem. A pesquisa é fruto da participação dos docentes, por meio de um grupo focal, que tem como vantagem integrar um grupo de pessoas que mesmo vivendo em um espaço comum têm reflexões e experiências distintas. O grande diferencial é porque fizemos uma investigação profunda, com reflexões bastante relevantes sobre como é desenvolvida a prática pedagógica dentro da Instituição. As diferentes concepções e reflexões levaram a construção dessa obra que traz em sua essência a possibilidade dos docentes repensarem a sua prática pedagógica para construirmos juntos um ensino que seja crítico, reflexivo e de aprendizagem significativa para o nosso discente”, enfatizou.

Essa pesquisa se insere em um âmbito maior de olhar a Escola de Enfermagem em Manaus (EEM) do ponto de vista da gestão e da prática pedagógica. Nós tínhamos uma evasão alta, retenção de alunos e a gente fez um trabalho, como gestora, incentivando pesquisas voltadas para os alunos e também pesquisas relacionadas às práticas dos professores para que juntado as áreas, nós pudéssemos ter como produto um resultado melhor em termo de formação de enfermeiro. Transformar a dissertação em livro foi um outro aprendizado porque mesmo a essência sendo a dissertação tem aspectos no livro que diferem do ponto de vista da formatação, apresentação e leitura.

Nair Chase da Silva, orientadora da pesquisa

A professora Nair ainda relembrou da trajetória da ex-orientanda e colega de trabalho com muito orgulho.

“A professora Joice Claret Neves era a última especialista que a Escola de Enfermagem em Manaus (EEM) tinha, os demais colegas já tinham mestrado e doutorado. Quando a Joice defendeu, a EEM deixou de ter especialistas no quadro de docentes. Além disso, a Joice foi uma mestranda exemplar. Hoje, ela está fazendo doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e prestou uma contribuição enorme para a EEM, mostrando quem é o corpo docente dessa Instituição e isso contribuiu na sua própria formação enquanto docente”, destacou.

Lançamento

O pró-reitor de Ensino e Graduação, professor David Lopes, representando a reitoria na solenidade, enfatizou que refletir sobre a formação pedagógica para quem está no exercício da docência é fundamental.

“Falar da Joice Claret Neves é falar de juventude. Juventude que a EEM tem o prazer de ter. Ela aprimorou o seu saber técnico com o saber pedagógico e nada melhor do que fazer isso com uma das pessoas que mais conhece a Educação, enquanto Ciência, na Escola de Enfermagem que é a professora Nair Chase da Silva, pois além do seu saber técnico tem toda uma vida dedicada à Educação, principalmente, para o Ensino Superior de qualidade. A publicação é a articulação do Ensino de Graduação com a Pós-Graduação em Enfermagem e isso mostra o comprometimento das organizadoras na produção de uma obra que passará pela leitura do corpo docente da EEM e de colegas de outras instituições de modo que possa contribuir com a nossa formação pedagógica. Quem ganha é a Escola de Enfermagem, a Ufam e a sociedade, em especial, a amazonense”, destacou.

Representando a direção da EEM, a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Sineide Santos de Souza, disse que a contribuição do livro para a docência em Enfermagem é significativa.

“A obra traz reflexões voltadas para a nossa realidade e ela chega como a possibilidade de semear reflexões sobre a nossa prática e que vai nos convidar a mudar e a aperfeiçoar a docência e o Ensino, possibilitando o nosso crescimento profissional”, contou.

Durante a cerimônia, o diretor da Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA), professor Sérgio Freire lembrou que em 2021, mesmo na pandemia, a EDUA conseguiu publicar 36 títulos e em 2022 já foram publicados três livros com a expectativa de mais 16, já prontos.

“A nossa equipe é comprometida com a circulação de conhecimento e a publicação dos livros é parte desse processo. Um processo que começa com a inquietação do pesquisador, nesse caso, no chão da sala de aula, e a reflexão segue a partir da tarefa do pesquisador que é descrever a realidade para explicá-la e transformá-la. O livro publicado é uma devolução da Universidade para a sociedade que financiou todo esse processo”, finalizou.

Sobre a obra

A publicação nasce a partir das inquietações das autoras a respeito da prática desenvolvida na instituição a que pertencem, assim durante o mestrado a professora Joice Claret Neves desenvolveu a dissertação de mestrado sob a orientação da professora Nair Chase da Silva.

O objetivo principal foi o de  analisar a prática de docentes enfermeiros de um curso superior de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública no estado do Amazonas, entendendo que a prática pedagógica é tema basilar no exercício profissional do docente, ela possui características complexas e contextualizadas, que merecem atenção e profundidade no seu conhecimento.

Dessa forma, essa obra carrega em sua escrita a importância de se entender o processo de construção da prática docente, na perspectiva da prática pedagógica, abordando a interface entre saber docente e saber técnico para uma formação crítica-reflexiva inserida em um processo de ensino-aprendizagem significativo para seus discentes.

A obra apresenta uma análise, a partir das experiências vivenciadas pelos docentes em suas práticas, perfazendo os diferentes graus de conhecimento sobre os fundamentos de uma prática docente que alcance a formação pretendida nas diretrizes do curso de Enfermagem.

Nessa perspectiva, o livro convida o leitor a um processo de reflexão acerca da prática docente no ensino superior de Enfermagem, promovendo a interface dos saberes técnico e pedagógico com base nos conhecimentos científicos e na vivência prática dos docentes de uma Universidade pública do Amazonas.

Perfis

Joice Claret Neves 

  • Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES);
  • Especialista em Assistência Cardiovascular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Especialista em Urgência e Emergência pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam);
  • Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS, pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL);
  • Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam);
  • Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo (USP);
  • Professora Assistente da Universidade Federal do Amazonas;  Professora da Escola de Enfermagem de Manaus das disciplinas Atenção Integral à Saúde do Adulto, Estágio Curricular II, Sistematização da Assistência em Enfermagem;
  • Membro do Laboratório de Pesquisa Enfermagem Saúde e Educação no Contexto Amazônico (EEDUCAM);
  • Membro do Grupo de pesquisa Prática Pedagógica no Ensino Superior de Enfermagem e no cuidado à Saúde do Adulto (PRAPEC).

Nair Chase da Silva

  • Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Manaus pela Fundação Serviço Especial de Saúde Pública (FSESP);
  • Especialista em Educação na Área da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP);
  • Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam);
  • Especialista em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL);
  •  Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam);
  • Doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (FIOCRUZ);
  • Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas;
  • Professora da Escola de Enfermagem de Manaus, das disciplinas Saúde Coletiva I e II, Vigilância em Saúde, Educação em Saúde, Processos Educacionais Saúde para curso de graduação;
  • Professora das disciplinas Bases Teóricas da Pesquisa e do Cuidado em Enfermagem e Educação, Saúde e Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado Acadêmico Associado UEPA/Ufam);
  • Atua nas áreas de Saúde Coletiva, Vigilância em Saúde, Saúde da Família, Educação em Saúde e Educação em Enfermagem
  • Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação Superior (INEP/MEC);
  • Líder do Laboratório de Pesquisa em Enfermagem Saúde e Educação no Contexto Amazônico (EEDUCAM).
  • Diretora da Escola de Enfermagem de Manaus/Ufam (2011 a 2019).
  • Membro da Câmara de Pesquisa a Pós-Graduação/Propesp/Ufam;
  • Vice-Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Amazonas (2020 – 2023).

Fonte: Asscom/Ufam

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.