Saiba como se candidatar para um voluntariado nas Nações Unidas

Compartilhe:

Com mais de 50 anos, o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) tem a missão de contribuir para a paz e o desenvolvimento por meio do trabalho em todo o mundo. Apenas no último ano, mais de 10 mil pessoas contribuíram com os projetos da organização pelo globo.

Mas muitos ainda não sabem como se candidatar a um posto voluntário.

Faça parte

A ONU News promoveu uma sessão ao vivo com duas profissionais das Nações Unidas, que foram voluntárias e deram dicas sobre como se candidatar para atuar nos projetos da organização.

A coordenadora da UNV no Brasil, Renata Farias, destacou que há três formas de trabalho voluntário: online, nacional e internacional. Independentemente do modelo escolhido, ela reforça que é necessário ter o tempo para se dedicar à atividade.

Já a funcionária no Escritório da ONU em Praia, Cabo Verde, Ivanilda Rodrigues, trabalhou por mais de dois anos como especialista de Monitoramento e Avaliação no UNV. Ela ressaltou a importância de ter um perfil bem construído para aumentar as chances der ser escolhido.

Além de servirem às Nações Unidas, as duas têm experiência no terreno, algo que garantem ser “enriquecedor” tanto pessoal como profissionalmente.

Para elas, o programa de voluntários pode ser um diferencial no currículo de quem almeja fazer carreira em organizações internacionais incluindo a ONU.

Na Jordania, voluntário ajuda no processo de vacinação. Foto: UNHCR/Shawkat Alharfosh

Saiba mais

Para participar do Programa de Voluntários das Nações Unidas, basta fazer um perfil no site do UNV e se inscrever.

No portal, é possível encontrar os postos e os editais com os requisitos para o preenchimento destas vagas.

Os interessados devem possuir experiência profissional e falar fluentemente inglês ou francês e devem se atentar a idade mínima para entrada das vagas. Os trabalhos voluntários de campo têm duração média de seis meses a um ano.

Apesar de não existir um salário, os colaboradores recebem, mensalmente, uma quantia para cobrir gastos básicos. Esse valor varia dependendo do lugar e leva em conta o custo de vida do país onde o voluntário irá trabalhar.

Para os mais jovens, existe ainda a modalidade do Jovem Voluntário, o UN Youth Volunteers, voltado para pessoas entre 18 e 29 anos. Saiba os detalhes deste programa específico clicando aqui.

 


Fonte: ONU News

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.