Mestra do PPGICH/UEA lança livro sobre diferentes contextos da velhice em Tefé

Compartilhe:

Egressa do curso do Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH/UEA), Betânia Matta, lançou o livro “Envelhecimento e tempo da velhice em Tefé (AM)”.

A obra tem como objetivo analisar como a pessoa idosa revive as memórias e ressignifica suas identidades ao experienciarem o convívio no grupo de convivência do Centro Municipal de Convivência da Família de Tefé. Além de valorizar as memórias como fonte de experiências e representações sociais.

Fruto da dissertação sobre o ato de envelhecer e as memórias dos idosos em Tefé, a autora descreve os desafios enfrentados na construção do projeto durante a Pandemia da Covid-19.

“Diante de um contexto de incertezas, foram tomadas decisões drásticas, os quais estabeleceram uma rotina de medidas restritivas e preventivas, dentre elas, o distanciamento social. Sem dúvida, esse foi o maior desafio da pesquisa, visto que o idoso pertencia ao grupo de risco. Assim, as atividades em campo tiveram que ser suspensas com impactos diretos no cronograma, sendo necessário sua reconfiguração”, relatou Betânia.

A obra foi constituída, para melhor compreensão do estudo, em três capítulos. O primeiro capítulo, intitulado Os diferentes contextos da velhice na sociedade contemporânea, o segundo capítulo tem por título Construindo resistências: um país que envelhece e o terceiro Os idosos do centro de convivência da família em Tefé: quem são e o que pensam?

Autora

Betânia de Assis Reis Matta é bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Criança e Adolescente em situação de risco social pela UNIFRA/RS, Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Mestra do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH/UEA).

Atualmente, é integrante da Equipe de Apoio Técnico da Conta corrente do PPGICH/UEA.


Fonte: Ascom/UEA

Texto: Amanda Carneiro

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.