Projeto Robótica Itinerante em Tefé atende áreas rurais e urbanas

Compartilhe:

O Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA) lançou o Projeto Robótica Itinerante, que ensina alunos da rede estadual do município de Tefé um novo método de aprendizado, a partir do uso de elementos de robótica como recurso pedagógico.

O programa atende a estudantes de escolas rurais e urbanas.

Dessa forma, serão apresentados conceitos básicos de montagem, programação e funcionamento de robótica, inicialmente para alunos do 6º ao 9º ano, com o objetivo de estimular o interesse e a participação no Programa Robótica Educacional do Laboratório Municipal de Robótica de Tefé.

Projeto

O projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Tefé e Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo ainda uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura.

Além disso, o projeto tem a parceria do CEST/UEA, com a participação de três alunas de graduação que fazem pesquisas no Laboratório de Robótica.

As bolsistas aplicarão questionários com os alunos e realizarão observações diárias, para caracterizar os participantes e mensurar o nível de aprendizado de Ciências e da Robótica como ferramenta pedagógica.

Metodologia

O método utilizado na Robótica Educacional com os processos de ensino e aprendizagem é mediado pelos professores do Laboratório e pelas bolsistas. Além disso, participam do projeto a comunidade, líderes e coordenadores, para o melhor andamento das atividades e alcance de objetivos. Assim, é possível utilizar as tecnologias de informação e comunicação como uma ferramenta lúdica de ensinar e aprender, capaz de desenvolver habilidades e competências distintas, articular o conteúdo curricular de outra maneira, transformar as relações entre os professores, alunos e as tarefas escolares.

Coordenação

O principal coordenador do projeto é o biólogo Luzivaldo Castro dos Santos Júnior, formado pelo CEST/UEA e Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Acre (UfacC).

Atualmente, Luzivaldo é coorientador das três bolsistas envolvidas no projeto e também pesquisador no Grupo de Pesquisa Educação e Saúde da UEA.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.