Segmento Literatura quer formação de leitores e apoio a escritores no PMC

Compartilhe:

Escritores, professores, editores e poetas se reuniram na noite dessa sexta-feira (8/4), no Museu da Cidade de Manaus (Muma), destacaram incluir como prioridade, no Plano Municipal de Cultura (PMC), a formação de leitores e incentivos aos escritores.

A plenária com segmento literatura foi a última da série prevista para a elaboração do PMC, elaborado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), para discutir ideias e propor ações e planos para a política cultural de Manaus.

A reunião foi coordenada pelo poeta Dori Carvalho, representante eleito do segmento no Concultura, instituição vinculada à Prefeitura de Manaus.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, destacou o sucesso do trabalho.

“A condução dos trabalhos foi assertiva com a coordenação do conselheiro Ricardo Moldes e o bom trabalho de mobilização do segmento da literatura para a reunião, realizado por Dori Carvalho, bem como, dos outros segmentos com a atuação comprometida dos conselheiros que abraçaram o desafio de realizar o Plano Municipal de Cultura, necessário para definir os investimentos públicos no processo cultural de Manaus”, declarou.

Estiveram presentes na plenária os escritores Elson Farias, Marcos Frederico, Thiago Roney, Rita Alencar e Silva, Rojefferson Moraes, Susy Freitas, Otoni Mesquita, Aldísio Filgueiras e Daniel Amorim.

A coordenação geral dos trabalhos ficou a cargo do vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, que salientou os próximos passos do PMC.

“Agora é filtrar e robustecer o plano com as melhores contribuições coletadas nos setoriais”. O prazo para consolidação, conclusão e apresentação do plano é até o mês de junho.

“Essa foi a última reunião da primeira etapa das reuniões setoriais do Plano Municipal de Cultura, com a presença do movimento Literário de Manaus, escritores, bibliotecários, quadrinistas e artistas atuantes do setor.

Formulando propostas de mapeamento do setor, como diretrizes de aumento do público do setor e valorização dos profissionais”, destacou o facilitador das reuniões, conselheiro Ricardo Moldes.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.