Corpo de Dança do Amazonas homenageia Thiago de Mello em vídeos

Compartilhe:

O Corpo de Dança do Amazonas (CDA) vai homenagear o poeta Thiago de Mello com o espetáculo audiovisual Palavras em Movimento.

Vídeos inspirados nas obras do poeta amazonense foram gravados em espaços culturais do Estado e serão exibidos no dia 13 de maio, às 19h, no Teatro da Instalação (rua Frei do Inocentes, Centro).

Thiago de Mello, amazonense de Barreirinha, morreu no dia 14 de janeiro deste ano, em Manaus, aos 95 anos. Autor de poemas reconhecidas mundialmente, como Estatutos do Homem e Faz Escuro mas eu canto, Thiago publico ao menos cinquenta títulos, trinta dos quais traduzidos em mais de duas dezenas de países.

A ação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa encerra a programação alusiva ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, com entrada gratuita.

O projeto, com direção artística de Mário Nascimento e curadoria literária de Allison Leão, consiste na exibição semanal de vídeos de dança, inspirados nas obras do escritor. Segundo o produtor artístico Wallace Heldon, foram produzidos 20 vídeos, que vão ser publicados nas plataformas digitais.

“Esse material audiovisual traz releituras de trechos de poemas, textos e livros de Thiago de Mello, escolhidos e interpretados por bailarinos do CDA. Todas as quartas e sextas-feiras, um vídeo será postado nas redes sociais do CDA e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além do Youtube. As gravações aconteceram nos espaços culturais gerenciados pelo Governo do Amazonas”, afirma o produtor.

Catalogação

A produção artística do Palavras em Movimento iniciou em 2020, durante o período de isolamento por conta a pandemia de Covid-19, quando o CDA lançou o projeto Sobreviver, que reúne vídeos de dança gravados e editados pelos próprios bailarinos. Conforme o produtor, o material foi postado nas redes sociais e teve grande repercussão.

 

“Conseguimos conversar com o público da internet e consolidar uma nova plateia, para divulgar o trabalho do CDA e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Estamos dando continuidade a este projeto e, assim, conseguimos atender este novo público que a pandemia nos trouxe”, comenta Wallace Heldon.

Estreia

O primeiro vídeo, Uma valsa que cega, foi gravado no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), interpretado pelo bailarino Luan Cristian. Em seguida, está programado um debate com a participação da diretoria do CDA, profissionais da dança, acadêmicos, comunidade artística e público em geral.

Segundo o titular da pasta de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o projeto “Palavras em Movimento” faz uma homenagem ao poeta Thiago de Mello.

“Associar a dança a um dos poetas mais influentes e respeitados do país é louvável. Os vídeos produzidos vão traduzir o homem nortista e sua posição na sociedade de maneira singular, que somente a dança consegue transmitir para o público”, destaca o secretário.

 Ficha técnica

O projeto Palavras em Movimento – Uma homenagem ao Poeta Thiago de Mello é uma realização do CDA em parceria com o Núcleo Audiovisual e Departamento dos Centros Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Além de Wallace Heldon, na produção artística, e Mário Nascimento assina a direção artística. Victor Venancio, Helen Rojas, Alex Maia, Gandhi Tabosa atuam como assistentes de vídeo, Eduardo Klinsmann e Paulo Chamone trabalham na assistência de produção e criação, e Allison Leão, na curadoria literária.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.