Publicado edital sobre mudanças climáticas em cooperação internacional

Compartilhe:

A Capes publicou nessa quarta-feira, 4 de maio, o Edital nº 25/2022 (veja os anexos aquiaqui e aqui) do Programa CAPES/CLIMAT-AMSUD.

O documento é  fruto da cooperação entre Brasil, França, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai.

O Programa  CAPES/CLIMAT-AMSUD promove a colaboração na área de estudos sobre o clima, encoraja cooperações educacionais e científicas na América do Sul e incentiva a participação de jovens cientistas, formando e dando continuidade a redes internacionais.

O período para apresentação de projetos conjuntos prevê dois prazos: até 17 de maio pelo site internacional do programa e até 1º de junho pelo Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes).

O edital estabelece o financiamento, pela Capes, de até cinco propostas, no valor máximo de R$2.301.902,18 cada. Esse montante compreende R$120 mil para missões de trabalho e um limite de duas bolsas no exterior — de pós-doutorado ou doutorado-sanduíche, com duração de quatro a dez meses, em ambos os casos.

Cada projeto terá vigência de até dois anos e deverá ter a participação de pelo menos dois países sul-americanos e de uma equipe de cientistas franceses. A Capes é responsável pelo investimento nas equipes brasileiras.

A divulgação do resultado está prevista para dezembro deste ano e o início das atividades deve ocorrer em janeiro de 2023, dois meses antes da vigência das bolsas (março de 2023).


Fonte: CCS/Capes

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.