UFC/Capes avalia reflexos da pandemia na violência doméstica

Compartilhe:

O aumento da violência doméstica e familiar contra as mulheres no Brasil e os reflexos da pandemia da Covid-19 na saúde mental de professores e alunos do ensino superior.

Esses são os temas de dois projetos da Universidade Federal do Ceará (UFC) selecionados no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia.

Luciana Rocha Barros Gonçalves, pró-reitora adjunta da Pós-Graduação e Pesquisa da UFC explica a importância dos projetos para a sociedade.

“Vamos mapear os reflexos que a pandemia causou seja na comunidade acadêmica, seja nas mulheres que foram acometidas por violência, e buscar formas de ajudar essas pessoas a se recuperar”, pontua.

A Capes concederá oito bolsas de mestrado, seis de doutorado e outras seis de pós-doutorado à UFC, além de R$200.000,00 para custeio. Os dois projetos da instituição são:

– Pandemia da COVID-19 na educação superior: avaliação dos impactos sobre a saúde mental de discentes e servidores, bem como sobre o desempenho de instituições de ensino superior (IES);

– O impacto da COVID 19 sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil: uma abordagem transdisciplinar integrando ciências da saúde, exatas, humanas, sociais e engenharias.

A reitora destaca ainda o protagonismo da Capes no enfrentamento dos impactos causados pela doença.

“Nós percebemos que o nosso sentimento de temas importantes também é compartilhado pela Fundação através da oferta do edital e pela aprovação de projetos com temáticas de interesse social”, observa Luciana.

Além disso, a pró-reitora comemora a participação da Universidade no edital da Capes. “Para a UFC é realmente algo importante. Estamos buscando esse protagonismo na pesquisa, ampliando a capacidade de reverter para sociedade o investimento que a gente recebe.  A aprovação desses dois projetos mostra a nossa competência e a nossa vontade de contribuir para a sociedade brasileira”, finaliza.

Sobre o programa

PDPG – Impactos da Pandemia é o quarto edital do Programa Estratégico Emergencial de Prevenção Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, que tem a finalidade de incentivar estudos sobre a prevenção e o enfrentamento à COVID-19 e outras doenças. Estão previstos investimentos de até R$25,1 milhões.


Fonte: CCS/Capes

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.