Seis mil estudantes já participaram de projeto que estimula sustentabilidade

Compartilhe:

Ao menos seis mil estudantes da rede estadual de ensino já participaram do projeto Fazenda Escola, que estimula nas crianças as práticas do desenvolvido sustentando e o aprendizado in loco sobre a natureza.

Nessa quarta-feira (11/05), maias 150 estudantes da Escola Estadual Arlindo Vieira dos Santos, na zona norte de Manaus, visitaram a Fazenda Santa Rosa, em Iranduba, na região metropolitana.

Voltado a alunos dos 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, o Fazenda Escola leva às crianças a convivência com as plantas e animais através de passeios e observações in loco.

Ao todo, 51 escolas da rede já participaram do projeto e replicaram os conhecimentos adquiridos nas visitas nas salas de aula, com atividades interativas, redação, painéis culturais e incentivo ao cuidado com a natureza, por meio da disseminação das mudas de plantas recebidas na fazenda.

A professora de Artes da EE Arlindo Vieira, Katriny Aguiar, reforça a importância da atividade com os alunos.

“Como passamos o dia a dia na escola, os alunos costumam ficar entre quatro paredes, então ter esse diferencial, passar o dia na fazenda, é muito bom, pois eles aprendem sobre os animais e as plantas que veem nos livros, ganhando conhecimentos sobre ciência de forma divertida”, diz a professora.

A estudante Ana Clara Alves, de 11 anos, conta que ficou feliz por vivenciar um dia em uma fazenda com os colegas e interagindo com os animais.

“Eu gostei muito de passar o dia na fazenda, conheci muitos animais e plantas, como a vaca, o cavalo e o búfalo, e pude aprender sobre eles e tocar neles também”, relata Ana.

Projeto

A iniciativa integra o programa Educa+Amazonas, lançado  em julho de 2021, e que está investindo R$ 400 milhões em projetos prioritários para as redes públicas de ensino do estado.

Ao todo, 43 mil estudantes de Manaus e dos municípios de Manacapuru, Novo Airão e Iranduba deverão participar do projeto da Secretaria de Educação.

A técnica ambiental da Secretaria de Educação, Camila Souza, diz que a pasta pretende alcançar 100% de visitas dos estudantes no projeto até novembro.

“Nós da Secretaria de Educação, junto do Governo do Estado, já atendemos mais de 30% da rede estadual, e pretendemos até novembro alcançar 100%, incluindo os municípios de Manacapuru, Novo Airão e Iranduba”, diz a técnica.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.