Publicação da UnB/Capes reúne trabalhos do Ciência é 10!

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Trabalhos de conclusão de curso (TCC) do Ciência é 10!, produzidos por professores-cursistas vinculados à Universidade de Brasília (UnB) em coautoria com orientadores e professores do curso, resultaram em 20 artigos científicos publicados no ‘volume 8’ da revista Physicae Organum.

Lançada no primeiro semestre de 2022, a publicação conclui um ciclo de atividades desenvolvidas pelo Instituto de Física da UnB (IF/UnB) junto ao C10! e contou com a colaboração técnica de editores-juniores do Programa de Educação Tutorial (PET) Física UnB.

Olavo Leopoldino Filho, editor do periódico, mestre e doutor em Física e diretor eleito do Instituto, falou sobre o processo de seleção dos trabalhos. A escolha contou com uma banca examinadora e curadoria. Os textos da edição abordam a construção de problemas significativos para o ensino de ciências na educação básica, assim como da reflexão para a melhoria das ações pedagógicas.

Para complementar as atividades previstas pelo C10!, a UnB desenvolveu e aplicou oficinas de ciências, em duas edições abertas a estudantes da educação básica, que alcançou cerca de 1.500 alunos. Marcelo Ferreira, mestre em Ensino de Física e doutor em Educação em Ciências, é vice-coordenador da pós-graduação em Ensino de Física e da licenciatura em Física por educação a distância (EaD) da UnB. Ele contou que essas oportunidades foram construídas pelos cursistas do C10!, com orientação de professores, tutores e da coordenação do curso. As atividades promoveram conhecimentos científicos de forma inovadora, investigativa e interdisciplinar.

Marcelo reforçou a importância do apoio da Capes à execução do C10!, assim como tem sido para a “viabilização de todas as ações de cursos de graduação e pós-graduação EaD, por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)”.

Para ele, a adesão ao curso introduziu perspectivas interdisciplinares e fundamentadas em tecnologias digitais, “o que ampliou as possibilidades e até mesmo as competências do Instituto de Física e de seus professores para a oferta de formação continuada de professores de ciências nessas bases”.

Physicae Organum

A revista é editada pelo IF/UnB, desde 2014. Originalmente, foi pensada para veicular produções com temas voltados para a área da Física, porém, com a expansão das ações relativas ao ensino da disciplina, passou a divulgar também artigos teóricos, ensaios e outros trabalhos interdisciplinares. A revista está disponível para outras universidades integrantes do C10! que desejem publicar trabalhos oriundos do curso.

C10!
C10 é um curso de especialização para professores graduados, ativos no sistema público de ensino, que dão aulas de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental – do 6º ao 9º ano. Realizada na modalidade ensino a distância (EaD), é uma iniciativa da CAPES que integra o Programa Ciência na Escola, dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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