Ufam recebe doação de acervos do arquiteto José Henrique Bento e do IMPU

Compartilhe:

Neste domingo (22/5), o Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia (Nama), vinculado à Faculdade de Tecnologia Universidade Federal do Amazonas (FT/Ufam) recebe a doação de dois acervos de arquitetura:  o conjunto de projetos arquitetônicos doado pela família do arquiteto José Henrique Bento e o acervo do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com todos os projetos realizados pelo arquiteto na prefeitura de Manaus, nos anos 1990.

Obras de Manaus

Para o coordenador do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Amazonas e membro do IAB/ AM, professor Marcos Paulo Cereto, os acervos doados potencializam a cultura arquitetônica na Amazônia.

Durante praticamente toda a sua carreira, o arquiteto José Henrique dedicou-se ao trabalho no Instituto de Planejamento Urbano de Manaus e foi responsável por grande parte das obras na cidade, como praças e intervenções viárias. O Centro Cultural dos Povos da Amazônia; a Bola das Letras; o Complexo Viário da Avenida Darcy Vargas e as passarelas da Avenida Djalma Batista são exemplos de projetos de autoria do arquiteto José Henrique. Ele também mantinha um escritório privado e realizou diversas obras, como residências no Jardim das Américas e em demais pontos de Manaus. Portanto, um arquiteto que teve uma contribuição importante, tanto para a Arquitetura como para o planejamento urbano da cidade de Manaus.

Marcos Paulo Cerato, professor da Ufam

Ufam premiada

Na mesma solenidade será realizada a entrega do Prêmio arquiteto José Henrique Bento. As estudantes de Arquitetura da Ufam Isadora da Cunha Benaion e Raquel Martins Brasil conquistaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar da premiação, além de o terceiro trabalho submetido pela Ufam, de autoria da aluna Gabriela Coutinho Santana, receber menção honrosa. Confira matéria completa no  site  da Ufam .

Solenidade

A solenidade de doação dos acervos e a cerimônia de premiação serão realizadas a partir das 17h30, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

Os eventos, que integram a Feira de Economia Criativa “Povos Criativos” – promovida pelo Governo do Estado do Amazonas – marcam os 15 anos do edifício que abriga o Centro Cultural dos Povos da Amazônia, uma das obras de autoria do arquiteto José Henrique Bento.


Fonte: Ascom/Ufam

Texto: Márcia Grana

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.