Quadrinista diz a usuários de Capsi que a arte valoriza a vida

Compartilhe:

Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Leste (CAPSi Leste), gerenciado pela  Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), receberam, nesta terça-feira (31/5), a visita do quadrinista Eunuquis Aguiarpara, para uma conversa sobre como a arte influencia no desenvolvimento humano.

O evento marca o encerramento das ações realizadas em maio, por conta do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 deste mês.

Eunuquis Aguiar, que também é enfermeiro, apresentou seus trabalhos aos usuários do Capsi Leste e ressaltou como essa atividade é capaz de contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada um, principalmente daqueles que já possuem aptidão em algumas expressões artísticas.

“Eu vim aqui hoje apoiar o tratamento que eles realizam com a mensagem de que a arte é boa em diversos aspectos. Ela faz a gente se desenvolver como pessoa, com um bom caráter, e também nos leva a valorizar a vida. Além de tudo isso, as pessoas ainda podem ganhar dinheiro com a arte, visto que o avanço da internet tem levado ao crescimento desse mercado”, declarou.

 

O quadrinista desenvolve histórias em quadrinhos para o mercado árabe, e, também, produz conteúdos independentes relacionados à realidade amazônica. Ele já foi indicado ao Oscar nacional dos quadrinhos, a premiação HQMix, e também foi eleito o melhor colorista de HQs do Norte.

A enfermeira do CAPSi Leste, Erika Bezerra, contou que os usuários atendidos na unidade participaram de outras atividades durante este mês, como bate-papo e palestras, além de eventos culturais e de lazer, como passeios. De acordo com ela, apesar da intensificação neste mês, a luta antimanicomial deve ser fortalecida todos os dias, e isso envolve também as famílias das pessoas assistidas.

“Hoje também convidamos um grupo de pais para uma roda de conversa sobre o que significa a luta antimanicomial, como os manicômios eram desumanos e, agora, trabalhamos com uma política de saúde mental adequada.  A ideia é empoderar as famílias sobre o assunto, porque elas também são responsáveis pelo cuidado com o paciente dentro do ambiente doméstico”, disse Erica.

Segundo a enfermeira, há um fluxo definido no atendimento desse público para servir como guia nos Caps, mas essa assistência é construída de acordo com as particularidades de cada indivíduo. Os Centros cuidam dos usuários dentro do território, utilizando todos os dispositivos da unidade, que dispõem de ações nas áreas da cultura, esporte e lazer.

Inseridos

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, informou que durante este mês, a Semsa realizou uma série de ações com o intuito de sensibilizar os profissionais e a população sobre a luta antimanicomial, e fortalecer o atendimento humanizado e de qualidade na Atenção Primária às pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental.

“Com essas ações, os usuários da Atenção Psicossocial da Semsa se sentem ainda mais inseridos na sociedade, e o contato com outras vivências desperta neles a vontade de aprender mais e até mesmo se encontrar profissionalmente. É um esforço conjunto desempenhado por todos os profissionais dos Caps, que tem apresentado cada vez mais resultados positivos”, afirmou.

Unidades

A Atenção Primária à Saúde (APS) dispõe de quatro unidades do Caps em Manaus, onde os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem buscar o primeiro atendimento durante o horário comercial, de segunda a sexta-feira, portando documento de identificação e cartão do SUS.

As unidades são: Centro de Atenção Psicossocial III  Benjamin Matias Fernandes, na avenida Maneca Marques, nº 1.916, bairro Parque 10 de Novembro; Centro de Atenção Psicossocial III  Álcool e Drogas Dr. Afrânio Soares (CAPS ad III), na avenida Ephigênio Sales, nº 5, conjunto Jardim Espanha, Aleixo; Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Leste (CAPSi Leste), na avenida Adolpho Ducke, nº 1.221, conjunto Acariquara, Coroado; e Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Sul (CAPSi Sul), na rua Santa Catarina, nº 3, Parque das Laranjeiras.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.