Ufac participa de produção de chocolate de cupuaçu em cooperativa

Compartilhe:

A Ufac, a Cooperativa Reca, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape) realizam atividades de fomento à produção de nibs e chocolate a partir de amêndoas de cupuaçu. O trabalho ocorre na Cooperativa Reca, localizada no distrito de Nova Califórnia (RO).

As ações integram o programa de residência em ciências agrárias. Pela primeira vez na cooperativa foi produzido chocolate de cupuaçu, que durante reunião foi distribuído para agricultores e por eles avaliado. Além disso, ações complementares estão sendo executadas e planejadas na residência: desenvolvimento e avaliação de método físico para separação do nibs; análise bromatológica do nibs produzido; análises sensoriais dos chocolates e nibs produzidos; e implantação de instalações e infraestrutura pensando em boas práticas relacionadas à qualidade das amêndoas de cupuaçu.

O trabalho é coordenado pela residente Ana Karoline Sodré de Medeiros (engenheira agrônoma) e pelo coordenador técnico da cooperativa, Dielison Furtunato (técnico agrícola). Também fazem parte da equipe: Eduardo Pacca Luna Mattar (professor da Ufac), Alexandra Valer de Souza (técnica em agroecologia do Reca), Hyngrind Jaielly Félix (engenheira florestal do Reca), Simara Kaefer (nutricionista do Reca), Taysa Faltz Macedo (técnica agrícola do Reca), Lucas Lima Silva (engenheiro agrônomo e residente), Mateus Henrique Reis Coelho (zootecnista e residente).


Fonte: Ufac

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.