Capes fará live sobre o Parfor nasta quinta-feira (23/6)

Compartilhe:

A Capes vai realizar uma live às 17h desta quinta-feira (23/6), sobre o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

Para acompanhar, basta acessar o canal da Fundação no YouTube.

O objetivo é tirar dúvidas sobre as regras de participação no Programa e acerca do manuseio da Plataforma Capes de Educação Básica. Será possível enviar perguntas pela plataforma Slido durante a transmissão.

Para que um curso se concretize, é preciso ter ao menos 15 professores interessados e ser classificado de acordo com as regras do Edital nº 8/2022 (veja aqui os prazos atualizados do edital e aqui os cursos pré-selecionados).

Podem participar os educadores que não possuem licenciatura na área em que atuam na rede.

Serão abertas até 12 mil vagas: 6 mil em 2022 e 6 mil em 2023. Entre os cursos ofertados estão Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras – Libras – Português, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Química, entre outros.

Para participar é necessário se cadastrar ou atualizar o currículo na Plataforma Capes de Educação Básica. Em seguida, basta clicar na aba ‘Interesse em Formação’ e selecionar uma das opções que aparecem. Depois que o professor registrar seu interesse, a secretaria de Educação a qual ele esteja vinculado deverá validar as informações.

Sobre o programa

Parfor incentiva a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício nas redes públicas de educação básica, permitindo acesso à formação específica em curso de licenciatura na área em que atuam.

Além disso, promove a articulação entre as instituições formadoras e as Secretarias de Educação, de acordo com as especificidades de cada rede.


Fonte: CCs/Capes

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.