Projeto da Ufac é criado para atuar em atenção e pesquisa psicossocial

Compartilhe:

A Universidade Federal do Acre (Ufac) acaba de criar Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa Psicossocial Euclides Fernandes Távora (Nepse), para atuar na área de atenção e pesquisa.

O núcleo é composto por estudantes dos cursos de Psicologia, História e Ciências Sociais, da Ufac, e   coordenado pelo professor do curso de Psicologia, Leandro Amorim Rosa.

A ideia do projeto é agregar ações de pesquisa, ensino e extensão articuladas a movimentos sociais, defensores dos direitos humanos, organizações socioambientais e comunidades tradicionais.

O núcleo está com pesquisa em andamento sobre movimentos e organizações socioambientais na região do Vale do Acre. Além disso, pretende desenvolver atividades de extensão nos campos de saúde, formação e mobilização.

No eixo de saúde, a proposta é realizar atividades de atenção psicossocial para defensores dos direitos humanos e das florestas e seus familiares, com grupos de acolhimento, psicoterápicos e reflexivos; oficinas de promoção da saúde e autocuidado e rodas de conversa sobre saúde mental.

Já estão abertas as inscrições para defensores dos direitos humanos e das florestas e seus familiares que queiram participar de grupos de acolhimento e atenção psicossocial. A partir das demandas levantadas serão organizadas ofertas de ações.

No eixo de formação, o grupo visa promover atividades formativas sobre saúde mental e ativismo ou militância; saúde psicossocial e ético-política; dinâmicas e processos grupais; engajamento, participação e conscientização; fortalecimento de processos de autoanálise e autogestão; motivações e afetos políticos; teorias de movimentos sociais e psicologia política.

No eixo de mobilização, o objetivo é contribuir com processos de organização e mobilização para atos, eventos e ações políticas e culturais vinculadas a movimentos sociais e organizações socioambientais.

Para entrar em contato com o Nepse, envie e-mail para leandro.rosa@ufac.br.


Fonte: Ufac

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.