Cem mil prestigiaram a 1ª fase do festival folclórico do AM, diz Manauscult
Encerrou-se na noite dessa quinta-feira, a primeira fase do 64º Festival Folclórico do Amazonas, na qual disputam grupos das categorias Bronze e Prata (quadrilhas, cirandas, danças tradicionais, nordestinas, internacionais, cacetinho, tribos etc).
Nessa noite apresentaram-se as quadrilhas tradicionais Meu Reino na Roça, Império na Folia, Junina Gaviões na Roça, e as quadrilhas Amor de São João, Os Afobados na Roça e Flor de Liz.
O evento, realizado no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), contou com a presença de ao menos 100 mil pessoas nos 12 dias de festival, com 70 grupos folclóricos, segundo avaliação da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), organizadora do festival.
Diversidade
Uma das danças a se apresentar no último dia do festival, a quadrilha tradicional Meu Reino da Roça, levou para a arena o tema Princesa Isabel: Amor, Liberdade e Exílio.
“A nossa quadrilha é do conjunto Viver Melhor, hoje estamos com mais de 50 brincantes, apresentamos uma dança onde a Princesa Isabel é o destaque, falamos da chegada dos escravos no Brasil, da vontade da Princesa Isabel e seus aliados para libertar os escravos, além da abolição”, explicou a coordenadora do grupo Michele Barga.
Prestigiando pela segunda vez o festival, a empreendedora Clara Silvério, 41, voltou ao evento por conta da organização e diversidade nas apresentações das danças.
“Vim aqui na semana passada, gostei bastante da organização e do policiamento do festival, a prefeitura está de parabéns, é muito bom ver a nossa cultura sendo valorizada, famílias vindo prestigiar o evento, está aprovado”, comentou.
Apuração
A apuração da nota dos jurados deverá acontecer no sábado, 1º/7, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas, localizado no bairro de Petrópolis, zona Sul, quando os vencedores serão conhecidos.
Prefeito
“O festival é uma oportunidade para vários empreendedores que vivem da cultura. Eles passam o ano todo se preparando. São verdadeiros guerreiros que fazem da cultura um sacerdócio. A prefeitura, neste ano, atendeu a todos os pedidos dos grupos e estou muito alegre com o que estou vendo. Quero sempre melhorar o apoio aos grupos folclóricos da nossa cidade”, disse o prefeito de Manaus, David Almeida, que esteve na arena do CCPA.